Continuando o contexto das porções anteriores, Mishpatim (Ex 21:1 a 24:18) nos deve fazer lembrar de quando Moshe conduzia o povo e o julgava no deserto, Jetro veio e o aconselhou a dividir a responsabilidade.
Ex 18:15,16 - Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
Ex 18:15,16 - Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
Jetro, o aconselha a declarar os estatutos, e então compartilhar com o povo, escolhendo homens capazes para conduzir o povo. Mas, como liderariam sem saber das leis? Moshe precisou DECLAR-LHES OS ESTATUTOS E JUÍZOS DO ETERNO. Então começaram a falar dos mandamentos, começando pelas dez palavras... e a seguir, começam os estatutos dados ao povo. Aqui, começamos a parasha de Mishpatim...
Prmeiro, não eram só 10, são 613 mandamentos... (conforme alguns, os dez são o resumo dos 613, ou seja 6+3+1=10) que devem nortear nossa vida em todos os sentidos. São aspectos que mostram leis de casamento, educação dos filhos, negócios, propriedades, organização, limpeza, etc...
Dentre esses mandamentos há os que são fáceis de compreender, e os que são dificeis ou que aparentemente não há uma explicação lógica. Esses são os chukim (abordaremos na parasha de chukat, (Bamidbar 19:1 a 22:1) Em Mishpatim, os estatutos são claros. Por exemplo:
- Assassinato = condenação por morte (Ex 21: 12-14)
- amaldiçoar pai e mãe = condenação por morte (Ex 21:17)
Prmeiro, não eram só 10, são 613 mandamentos... (conforme alguns, os dez são o resumo dos 613, ou seja 6+3+1=10) que devem nortear nossa vida em todos os sentidos. São aspectos que mostram leis de casamento, educação dos filhos, negócios, propriedades, organização, limpeza, etc...
Dentre esses mandamentos há os que são fáceis de compreender, e os que são dificeis ou que aparentemente não há uma explicação lógica. Esses são os chukim (abordaremos na parasha de chukat, (Bamidbar 19:1 a 22:1) Em Mishpatim, os estatutos são claros. Por exemplo:
- Assassinato = condenação por morte (Ex 21: 12-14)
- amaldiçoar pai e mãe = condenação por morte (Ex 21:17)
Mas em Ex 21:24-25 temos a famosa expressão: Olho por olho, dente por dente, mão por mão, ferida por ferida... qual a explicação para isso? Prova que podemos nos vingar?
Para quem analisar o contexto, trata-se de aspectos de justiça. Quer dizer, se você ferir alguém e essa pessoa ficar cega de um olho, você pagará o dano da perda de um olho. Ferida por ferida, você terá que pagar pelo dano causado, cobrir o prejuízo alheio, causado por ti. NADA, ABSOLUTAMENTE NADA tem a ver com a idéia de que se a pessoa feriu meu olho, eu vou lá e tenho o direito de deixá-la cega também. Como Yeshua explicou?
Para quem analisar o contexto, trata-se de aspectos de justiça. Quer dizer, se você ferir alguém e essa pessoa ficar cega de um olho, você pagará o dano da perda de um olho. Ferida por ferida, você terá que pagar pelo dano causado, cobrir o prejuízo alheio, causado por ti. NADA, ABSOLUTAMENTE NADA tem a ver com a idéia de que se a pessoa feriu meu olho, eu vou lá e tenho o direito de deixá-la cega também. Como Yeshua explicou?
Mt 5: 38,39 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra. Se te pedirem a túnica, dá também a capa...
Isso quer dizer: se a pessoa quiser que voce dê uma túnica (por causa do prejuízo que ela levou) dá também a capa. Se ele for perverso e te cobrar mais (do que o prejuízo levado) dê mais, faça mais, seja mais justo. Essa é a visão correta.
Da próxima vez que você sentir que prejudicou alguém, procure ressarcir além do exigido. Se atropelar alguém, cubra os gastos e ainda pague a mais, com um senso de justiça maior. Seja mais justo! (Leia Mt 5:20)
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