segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bô - Derrotados que se acham vencedores


A porção da Torah dessa semana é chamada de Bô (significando VAI) e compreende os textos de Êxodo 10:1 até 13:16. Vai, porque depois de sete pragas sobre o Egito, o Eterno chamou a Moisés, e ordenou que ele novamente fosse até o faraó pra avisar sobre mais um praga, a dos gafanhotos. Nesse ponto é que vemos algo muito recorrente nos dias de hoje: reconhecer a derrota.
Muitas pessoas não sabem perceber que PERDERAM e esse foi o caso do faraó. Já no primeiro sinal, quando a vara de Arão se tornou em serpente e então os encantadores de faraó fizeram o mesmo. Só que o faraó não se deu conta da derrota, quando a serpente de Arão tragou as dos servos de faraó. (Êx 7:10-13)
Nessa porção, diante de mais uma praga, os próprios servos do faraó o avisaram: “Até quando este nos dá de ser por laço? Deixa ir os homens para que sirvam ao Senhor, seu Deus; AINDA NÃO SABES QUE O EGITO ESTÁ DESTRUÍDO?”
Vivemos exatamente a mesma situação hoje, quando alguns, de maneira muito evidente estão derrotados, e ainda assim, acham-se vencedores. Pena que para os tais, não existem os servos capazes de avisar: “Ei, você não se deu conta de que foi derrotado?”
Infelizmente para os tais ocorre o mesmo que ocorreu com faraó, a sequência das pragas, culminada com a morte dos primogênitos, não sem antes os gafanhotos devorarem tudo, vindo a seguir um período de escuridão total. Mas para nós, a sequência é a celebração de Pessach, comendo um carneiro assado e comemorando a saída do Egito.
Devemos ser gratos ao Eterno por Ele nos conceder a liberdade do Egito e por hoje, de olhos bem abertos, observarmos as vitórias que HaShem nos tem propiciado. Liberdade! Alegria! Certeza da vitória e da recompensa do Olam HaBah!

2 comentários:

Ari Noronha disse...

Muito interessante Rosh Moshê, que possamos ter sempre esta visão até a vinda de Mashiach.
Shalom!

Rosh Mordechai disse...

sempre muito bom ler seus comentários sobre as parashot da semana