quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Terumah e o Templo de Ruach HaKodesh


A parashah de Terumah fala de oferendas, ofertas que seriam trazidas pelo povo, e devemos como sempre, buscar subsídios para um aprendizado mais espiritual possivel. Então lemos no contexto da parashah:
Ex 25:8,9 - E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

Primeiro percebemos que se constrói um santuário, e depois Deus habitará nele. E o santuário deveria ser do jeito que Deus queria, e não do jeito que os israelitas imaginavam.
Aqui vemos um grande problema, porque na Brit Chadashah, Shaul HaShaliach nos traz o ensinamento moral de que nós somos o TEMPLO do Espírito Santo, ou seja, nós somos o Mishkan, nós somos o Beit HaMikdash de hoje:
1 Co 6:19 - Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
É aí que o problema pega pra valer, porque se nós como santuário de Deus, não devemos dizer ah! Eu sou assim mesmo... eu faço assim, não consigo mudar...

O santuário DEVE ser conforme o modelo de Deus, pois está escrito em Êx 25:8,9 - E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Segundo tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmo o fareis.

Se é assim, que lição óbvia aprendemos? A de que devemos nos moldar à vontade do Eterno e não ficar criando argumentos para continuarmos a ser do jeito que somos, com desculpas esfarrapadas. Deus criou um modelo de Mishkan, assim como ele criou um modelo de homem à Sua vontade, de acordo com Seu coração.
Todos somos falhos, erramos, pecamos, mas não estar disposto a lutar, batalhar e se moldar à vontade do Eterno é um grande erro. Ou não somos o Templo, onde o Espírito deve habitar?

Um comentário:

zaminha disse...

Shalom Rosh Moshê... grande lição essa parashah... e realmente se não agimos como um Templo com todas as qualidades que o Eterno deseja não abitará ele em Nós... Temos que buscar realmente sermos como Tal para ter o Eterno conosco e sermos verdadeiros israelitas.. Shabat Shalom pra familia.