terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Yitro - Honra aos líderes? Pra quê?


A Parashah de Yitro (Êx 18:1 a Êx 20:26) tem um dos textos mais conhecidos por todos os que dizem servir ao Eterno. Foi até tema de filmes de Hollywood, com atores consagrados: Os dez mandamentos. Só por isso já torna-se obrigatório falar da importância desses mandamentos na vida de todos os israelitas. Mas tem um aspecto interessante logo no início dessa parashah que acaba ficando esquecido quase sempre. Vejamos:
“Vindo, pois Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher a Moisés, no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado, disse a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com tua mulher e seus dois filhos com ela.” (Êx 18:5,6)
Na porção passada já vimos que o povo reclamava de Moshe, pedindo pão, carne, água, e o próprio Moisés disse: “mais um pouco e me apedrejarão!” (Êx 17:4) Agora medite:
Moisés guiava o povo, resolvia os problemas, fica de manhã até a tarde resolvendo os problemas deles, e ainda assim não lhe davam o devido valor. Ainda hoje isso acontece, quando líderes da CINA viajam, ficam longe da família, atendendo problemas do povo, cuidando de cada caso, e são muitas vezes desrespeitados, desonrados, etc...
É tempo de acordar e ver que Moisés, para cuidar do povo de Israel, abriu mão de ficar com a esposa e os filhos. Você já leu na Torah quantas vezes as pessoas vinham até ele, agradecendo, reconhecendo seu mérito por ter tirado o povo da escravidão do Egito? Gratidão é algo em falta desde os tempos de Moshe Rabenu, mas hoje é visível a falta de consideração, honra e respeito.
Mas será que Yeshua deu algum valor a isso? Veja o recado dele em Lc 17:11-19 e tire suas próprias conclusões: “Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória ao Eterno, senão este estrangeiro?”
Pense na honra devida aos líderes e de que lado dos dez leprosos curados você está: dos nove que se esqueceram ou do único que voltou agradecendo!

Nenhum comentário: