terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Beshalach - Celebrando as vitórias de cada dia


“Então, Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque sumamente se exaltou e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.” (Êx 15:20,21)
A parashah de Beshalach (Êx 13:17 a 17:16) vem na sequência da celebração de Pessach e traz a saída dos israelitas do Egito. Quando eles acabaram de cruzar o mar Vermelho e os egípcios pereceram ali, Miriã sai com tamboris e danças e todas as mulheres a seguem. Que lição temos disso? Muitas! Mas por hora falaremos de uma única: saber celebrar vitórias!
De que valeria ser celebrar a vitória se eles ainda teriam 40 anos de caminhada no deserto? Se Miriã soubesse que morreria ainda no deserto, será que ela sairia dançando? A grande questão é saber que vencemos uma coisa de cada vez. O que virá depois é outra história.
Quando a esposa fica grávida, o marido se alegra, faz festa. Quando o bebê nasce, é outra festa. Quando dá os primeiros passos, aprende a andar, é só alegria. Depois deixamos de celebrar.
Quando sabemos valorizar UMA vitória de cada vez, é mais gostoso viver! Os objetivos são alcançados mais facilmente.
Aprenda a comemorar quando seus filhos entram na escola, aplauda cada nota boa tirada nas provas escolares, celebre quando são aprovados no fim do ano. Isso gerará neles um desejo de buscar mais... assim, um dia, ele passará num vestibular, se formará, etc...
De outro lado, celebre o bar mitsvá, comemore a primeira leitura da torah, cada vez que eles aprenderem a fazer uma brachah, o shemah, etc... quando seu filho buscar o casamenteiro, quando se casar sob uma chupah, etc...
Suas vitórias também são importantes. Você pode não saber hebraico, mas conhecer as letras do alefbet é o primeiro passo, primeira vitória. Depois as primeiras palavras, e por aí vai.
Não celebre só o fim, mas cada passo à vitória. Essa é a lição maior ensinada por Miriã que, simplesmente ao cruzar o mar, já saiu dançando. Dance, celebre as vitórias também.

Nenhum comentário: