quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Vaerah, falando bem e bonito!


“disse o SENHOR a Moisés: Eu sou o SENHOR; dize a Faraó, rei do Egito, tudo o que eu te digo.
Respondeu Moisés na presença do SENHOR: Eu não sei falar bem; como, pois, me ouvirá Faraó?” (Êx 6:29,30)
Alguma vez você já se imaginou na condição de Moisés, tendo que ordenar ao faraó que deixasse os israelitas sairem do Egito? Para a maioria de nós situações parecidas a essa são inimagináveis; muitos dizem: “Ah! se fosse eu, travava tudo e não sairia uma palavra sequer.” Mas quem disse que para Moisés foi diferente? Então o que difere Moisés da maioria das pessoas neste aspecto?
A diferença está na atitude, na confiança no Eterno e na disposição em fazer o que Ele ordena. Recentemente passamos pelo congresso, onde alguns de nossos líderes tiveram a incumbência da difícil missão de falar ao povo, trazendo ensinos da Torah. Eram cerca de 800 pessoas no congresso, todas ali, olhando para o lider, esperando que ele falasse palavras que preenchessem os seus corações.
Quando estamos dispostos a fazer como Moisés, abrindo mão de nossas próprias palavras, de nossa própria vontade, para transmitir a vontade do Eterno ao povo, Ele coloca as Suas palavras nos nossos lábios, seja diante de faraó, seja diante do povo do Eterno.
Moisés disse: EU não sei falar bem! Quando você olha para um líder e pensa: Esse fala bem, talvez esteja na hora de rever os conceitos e pensar que esse que você acha que fala bem na verdade é apenas uma pessoa que reconhece suas limitações, exatamente como Moisés, mas que ainda assim se coloca à disposição do Eterno para ser um instrumento em Suas mãos, tal qual nosso líder Moshe rabeinu!
Você deseja falar bem? Siga o exemplo de Moshe, e deixe HaShem usar seus lábios.
A porção de Vaerah vai de Êx 6:2 a Êx 9:35.

Nenhum comentário: