terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vayishlach... abra os olhos rapaz!



A parasha dessa semana (Vayishlach - Gn 32:3 a 36:43) nos ensina muitas coias: perdão, reencontro de Esaú e Jacó, Diná saindo para ver as filhas da terra e se dando mal com isso, mas nessa semana optaremos por abordar algumas das frases ditas pelo patriarca Yaakov. Ele disse: “Deus de meu pai Abraão... sou menor do que todas as suas beneficências e que toda a sua fidelidade que tiveste para com teu servo; porque com meu cajado passei este Jordão e agora me tornei em dois bandos.” (Gn 32:10)

Sempre vejo pessoas e pessoas reclamando da vida, de quanto são pobres, miseráveis, azarados, etc... tudo é motivo de reclamação. Se está calor dizem: ai, vou morrer de calor... se está frio: esse frio está me matando! Se está sem dinheiro reclama de ser pobre, se tem dinheiro reclama que as pessoas se aproveitam de sua bondade, fala que amigos são falsos, só porque ele tem dinheiro e por aí vai uma infinidade de reclamações. Seria isso justo?

Acho que sempre, a cada dia temos muito que agradecer ao Eterno. As pessoas se esquecem muito rápido das bênçãos, das orações atendidas, da misericórdia de D-us.

Lembre-se do passado, procure alguma situação difícil pela qual você passou, e agradeça porque hoje ela faz parte do PASSADO. Jacó, ao cruzar novamente o Jordão lembrou de agradecer, porque ele havia passado sem nada por ali, e naquele momento, percebeu o quanto HaShem o fez prosperar, dividindo sua família e bens em dois bandos enormes.

Vamos exercitar:

- Se você tem um carro velho para trabalhar... lembre-se de que antes ia trabalhar de ônibus.

- Se você reclama por ainda ir trabalhar de ônibus, lembre-se que muitos há que estão desempregados.

- Se teus filhos brigam em casa (como Esaú e Jacó) lembre-se de que há muitas mulheres estéreis que dariam tudo para ter dois filhos brigando e fazendo bagunça dentro de casa.

- Se o Rosh te deu uma repreensão, lembre-se de que se não fosse ele, você provavelmente ainda estaria longe do Eterno, pecando e desconhecendo a Torah.

Sempr vai ter algo para agradecermos, porque o Eterno é bom, e a sua benignidade dura para sempre. Se isso não for o suficiente, lembre-se: “Tendo porém o sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” (Palavras de Shaul HaShaliach a Timóteo em 1 Tm 6:8)

Nenhum comentário: