terça-feira, 2 de novembro de 2010

Uma esposa para Isaque



Ao lermos a parasha de Chayeh Sarah (Gn 23:1 a Gn 25:18) nos deparamos com a difícil missão de Eliézer, o servo damasceno de Avraham. Ele tinha que encontrar a esposa ideal para Isaque. Imaginemos que ele escolhesse uma má esposa: pronto, teria que arcar com as consequencias disso. E agora? Escolho uma mulher bonita? Inteligente? briguenta? calma? Sim, tem mulheres de tudo que é tipo e personalidade... que missão ingrata.

Eliezer então pede a ajuda do Eterno, que Ele mostrasse quem seria a mulher ideal, e lemos em Gn 24:14: “Seja pois, que a donzela a quem eu disser: abaixa agora o teu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos, esta seja a que designaste a teu servo Isaque...” Pronto. A esposa ideal deveria ser GENEROSA com o marido.

Nem bem falou Eliezer, e logo apareceu Rebeca, que ofereceu água para ele e seus camelos. Além disso, ofereceu ainda um lugar para que eles descansassem. De brinde, a bíblia diz ainda que ela era formosa.

Hoje muitos vão atrás apenas da beleza exterior, da formosura da jovem... e aí, bem feito. Esquecem-se de Pv 31 quando diz que enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.

Por outro lado, é tão dificil encontrar uma mulher virtuosa, talvez porque no mesmo texto de provérbios 31 lemos: Ela lhe faz o bem e não o mal EM TODOS OS DIAS DA SUA VIDA. (31:12) Mulheres, aprendam que o papel da esposa é ser ajudadora do marido (e não o contrário) e de fazer o bem a ele sempre. Mulheres que querem mandar no marido, que querem que todas as suas vontades sejam satisfeitas, que se preocupam exclusivamente consigo mesmas e não colocam o marido em primeiro lugar estão contra a vontade do Eterno. Depois não queiram ser chamadas de virtuosas... primeiro passo para um bom casamento, sejam generosas como Rebeca, TODOS OS DIAS DA SUA VIDA.

Nenhum comentário: