segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Casa da Sogra? Com certeza NÃO!!!

Certamente você já ouviu a expressão: “Tá pensando que aqui é a casa da sogra?” ou ainda “Isso aqui tá parecendo a casa da mãe Joana” Não sei porque as pessoas usam o nome da dona Joana nisso... como se na casa de uma senhora Joana tudo fosse permitido, ou na casa da sogra, tudo pode ser uma bagunça, tratado sem o menor respeito. Bem, não estou aqui pra falar sobre ditos populares, mas sobre a Torah, então vejamos:

Ao iniciar a leitura da parashá Vayetze (Gn 28:10 a 32:3) encontramos Jacó saindo de BerSheva indo na direção de Harã. Em algum ponto do caminho, bateu o cansaço e ele pegou uma pedra e a fez de travesseiro; deitou-se e descansou. Aí, sonhando teve uma visão de anjos, escada e o Eterno. Ao acordar é que vemos a diferença entre Jacó e a maioria das pessoas.

Em Gn 28:16,17 diz: “Acordado Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não sabia. E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro senão a Casa de D-us, e esta é a porta dos céus.”

Ele sequer sabia o lugar, mas por causa de uma visão noturna se deu conta de que o Eterno estava ali, e reverenciou aquele lugar, ungindo a própria pedra que ele usara como travesseiro, marcando ali um lugar sagrado. E você? Quando entra na Kehilat HaShem, reverencia esse lugar? Quanto de respeito demonstramos ao adentrar num lugar onde, diferente de Jacó, SABEMOS que é o lugar onde HaShem habita? Entendemos o que significa Eclesiastes 5:1, quando diz: Guarda o teu pé quando entrares na Casa de D-us? Como devemos entrar num lugar onde habita a Santidade de HaShem? O salmista ensina:

“Entrai por suas portas com ações de graças, e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-Lhe graças e bendizei o Seu nome. Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre e, de geração em geração, a sua fidelidade.” (Salmo 100:4,5)

Da próxima vez que for à Congregação, procure perceber melhor a santidade devida àquele lugar, pois, caso contrário, podemos tratar a Casa de D-us como se trata a casa da sogra...

Nenhum comentário: