quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Vayetze e a retribuição certa... não há espaço para espertinhos



“Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça e retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos. Pelo que me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a pureza de minhas mãos perante os seus olhos.” (Sl 18:20,24)

Vayetze (Gn 28:10 a Gn 32:3) traz o relato de parte da vida de Jacó, com seu casamento, o nascimento dos filhos e sua relação com o sogro Labão. Especificamente aí que entra a meditação desse ano. 
Labão era um homem muito apegado ao dinheiro, (desde quando sua irmã Rebeca se casara com Isaque, ele já olhava pro dinheiro, Gn 24:29-31) e havia enganado Jacó algumas vezes, pois procurava sempre “passar o genro para trás”.
Sim, há momentos é verdade, em que, assim como Jacó, somos passados para trás por pessoas, que se aproveitam de nossa índole, de nossa generosidade ou ingenuidade. 
O que devemos fazer nesse momento? Nada! Seguirmos em frente!

Em nosso shacharit (oração matinal) rezamos o Yigdal, e nele diz: “(D-us) Recompensa os bons segundo seus merecimentos; Pune os maus, segundo sua maldade” e é D-us quem fará justiça em toda e qualquer situação. 
Quando planejamos nos “vingar” e “passarmos o outro pra trás” nos fazemos semelhantes aos nossos malfeitores. 

Sempre cito exemplos de oportunidades práticas, de quando somos lesados por distração, como troco errado, preço de um produto mais alto no caixa do que na gôndola, postos de gasolina que colocam menos combustivel do que registram, vendem um carro com defeito e não informam, etc... mas o Eterno observa a tudo. Não sei qual a sensação positiva a de “fraudar” alguém, mas imagino a sensação de não dormir em paz quando tal coisa acontece. 

Quando fazemos um acordo, vendemos ou compramos, acertamos recisão de contrato nos empregos, etc... é muito importante que honremos com nossa palavra, ainda que da outra parte sejamos lesados. 

Foi o que aconteceu com Jacó. Dez vezes Labão o engana, muda o combinado, e em Gn 31, quando a relação já não era boa entre eles, temos: “Vós mesmas sabeis que com todo empenho tenho servido a vosso pai; mas vosso pai me tem enganado e por dez vezes me mudou o salário; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum. Se ele dizia: Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam salpicados; e se dizia: Os listados serão o teu salário, então, os rebanhos todos davam listados. Assim, Deus tomou o gado de vosso pai e mo deu a mim.” (Gn 31:6-9)

Alguém pode dizer que isso era “sorte mudando de lado” ou coisa semelhante, mas nos versos seguintes, o anjo de D-us fala com Jacó: “Levanta, agora, os teus olhos e vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto..” (vs 12,13)

Jacó contava todo esse relato às suas esposas, Raquel e Leah, e ambas ficaram ao lado do marido, pois entenderam o quanto o pai delas havia os lesado. Elas mesmas se sentiram prejudicadas pelo próprio pai. 

Esse texto de Salmos, 18:20-24, o rei Davi faz referência a Deus em sua bondade, retribuindo por sua forma de agir. Quando Saul intentava prejudicá-lo e até mesmo matá-lo, e Davi teve a oportunidade de ter o rei em suas mãos, Davi soube se conter e preservar a vida do rei. Nessa hora, Davi disse: 
“Pague, porém, o SENHOR a cada um a sua justiça e a sua lealdade; pois o SENHOR te havia entregado, hoje, nas minhas mãos, porém eu não quis estendê-las contra o ungido do SENHOR. Assim como foi a tua vida, hoje, de muita estima aos meus olhos, assim também seja a minha aos olhos do SENHOR, e ele me livre de toda tribulação. Então, Saul disse a Davi: Bendito sejas tu, meu filho Davi; pois grandes coisas farás e, de fato, prevalecerás. Então, Davi continuou o seu caminho, e Saul voltou para o seu lugar.”  (1 Sm 25:23-25) 

Eu amo esse relato, pois é quando temos a oportunidade de retribuir todo o mal que alguém nos faz e não o fazemos é que mostramos nossa grandeza, nossa personalidade e permitimos que D-us esteja no comando de tudo. Tudo pertence a Ele, e Ele vê a todas as pessoas, inclusive aquelas que nos querem mal quando nada fazemos para prejudicá-las. 
E é esse mesmo D-us quem retribui a cada um conforme seus merecimentos... Que Ele encontre em nós méritos para recebermos da sua bondade e misericórdia. Aos que nos querem mal, que D-us também os retribua em justa medida sempre. 

Nenhum comentário: