quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ki Tavo e a indecisão. Qual escolheremos? Oneg ou Nega? Bênção ou Maldição?


Ao lermos a Parashah de Ki Tavô (Dt 26:1 a 29:8) é inevitável que nos detanhamos nos textos de Dt 27:11 até Dt 28:28 que tratam de bênçãos e maldições.
 
O texto da Torah começa falando de que, quando os israelitas passassem o Jordão, entrando na Terra Prometida, eles estariam diante de dois montes, Ebal e Gerizim. No monte Ebal, estariam representantes de seis tribos para amaldiçoar, e no monte Gerizim, outras seis tribos, para abençoar.
 
E os levitas iriam proferir palavras: "Maldito o que fizer tal coisa... maldito o que fizer aquilo... e o povo deveria dizer: AMEN!"
 
Mas quem decidia para que lado a pessoa deveria seguir? Você vai para o Monte Ebal ou para o Monte Gerizim?
 
Essa não era (e ainda não é) uma opção que escolhemos na hora. É evidente que todos escolheriam seguir no rumo do Gerizim, pra ser abençoado! Basta ver as religiões por aí afora; todas oferecem bênçãos, mas quem quer mudar de atitude?
O monte para o qual rumamos é aquele que escolhemos ao longo de toda a vida, através de nossas atitudes.
 
Na próxima semana, na parashah de Nitsavim tem o verso que complemente isso: “Tomo hoje os céus e a terra por testemunhas contra vós, que tenho dado perante vós a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolherás pois a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando ao Eterno, Teu Deus, ouvindo a Sua voz e te achegando às Suas qualidades; pois isso é a tua vida e o prolongamento dos teus dias.” (Dt 30:19,20)
 
É uma pequena diferença em nossa vida hoje que fará grande diferença no futuro. Quando optamos pelo caminho certo rumo ao Gerizim, desde o começo, não corremos risco de pegar o atalho errado e cairmos no monte Ebal. Sobre isso há uma breve explicação de nossos sábios, na página 584 do Torá (Editora Sefer):
 
“Nossos sábios nos mostra uma singularidade ortográfica em hebraico: Nega, significa praga. Ôneg significa sorte ou felicidade. Estas duas palavras, Nega e Ôneg se diferem somente pela colocação da letra Ayin. Em "sorte" a letra Ayin está à direita; em praga, ela está à esquerda. O homem tem o poder, dizem os sábios, de converter Ôneg em Nega somente mudando a letra Ayin, ou seja, tem a liberdade de escolher entre o bem e o mal. Por outro lado, a direita, a destra, simboliza a ação e a força, enquanto a esquerda simboliza a fragilidade. O homem tem o poder de transformação. Pode fenecer diante da matéria ou lutar e triunfar pelo espírito. Pode escolher entre o bem e o mal, e está em suas mãos transformar o sofrimento em felicidade, em Ôneg.
Segundo a Torá, não basta libertar-se do mal. É preciso transformá-lo em bem, e as imensas potencialidades que o homem tem devem estar a serviço de Deus. Se ele obedece à voz do Eterno, virão sobre ele as bênçãos, ou, caso contrário, terá de suportar as Kelalot (Maldições) escritas nesta Parashah.”
 
E aí, de que lado vai colocar a letra Ayin? Coloque do lado certo, do lado DIREITO. E encontrarás um caminho de bênçãos, e o Monte Gerizim te aguarda!

Nenhum comentário: