Hoje não quero colocar um pensamento meu acerca da parashah de Shofetim, mas retiro aquilo que aprendi lendo um livro de comentários das parashiot, chamado "Nos caminhos da Eternidade". Espero que seja útil. (A propósito, esses livros estão à venda na CINA)
“O homem medroso e de coração mole, que volte para sua casa e não derreta o coração de seus irmãos como o seu coração.”
Antes de sairem para a guerra, um Cohen especialmente designado anunciava para as pessoas que estivessem nos seguintes status, que poderiam voltar para suas casas sem ir para a guerra:
1) Os que construíram suas casas, porém ainda não a inauguraram.
2) Aqueles que tinham plantado um vinhedo, mas ainda não haviam desfrutado dele (ainda não haviam passados os três anos necessários pela Torá para que pudessem desfrutar dele)
3) Quem tinha noivado e ainda não casou.
4) Aqueles que estivessem com medo (conforme primeiro parágrafo)
Nossos sábios nos dizem que os três primeiros foram incluídos neste anúncio por causa do quarto (o que estivesse com medo), pois seria vergonhoso que do meio de um grupo de soldados, após o anúncio do cohen, retirassem-se apenas aqueles que estivessem com medo. Desta forma, incluindo-se outras categorias e deixando que todos retirassem-se somente ao final do anúncio, não seriam notados os que se retiravam por medo. Portanto, notamos que era imprescindível a retirada dos que temiam a guerra, para que não se infiltrasse nas fileiras dos soldados o medo e para que não se contagiasse todo o exército (conforme a Torá explica).
Um dos grandes pensadores de nossa geração, o rabino Chaim Shemulevits ZS''L (ex-rosh-ieshiva de Mir, que durante a Segunda Guerra Mundial teve sua sede em Changai e hoje possui uma sede em Jerusalém e outra em Nova Iorque) nos diz que o medo somente existe em pessoas que não possuem fé e não depositam confiança em D'us. Ele vai ainda mais longe nos dizendo que a pessoa que tem medo coloca o meio que a rodeia em perigo. Sobre este assunto ele traz um comentário do comentarista do Tanach Ralbag sobre a seguinte passagem do Tanach (Melachim II, cap 6):
Quando o exército de Aram cercou a cidade de Dotan (uma das cidades do centro de Israel), o jovem que era servente do profeta Elisha assustou-se e perguntou ao profeta - O que faremos para nos salvar? O profeta então respondeu-lhe: "Al tiká ki rabim asher itanu measher otam" - Não tema, pois somos mais numerosos do que eles; e consta que em seguida o profeta pediu a D'us que abrisse os olhos do jovem para que ele visse de fato que eles estavam em maioria, e assim ocorreu, o jovem viu a montanha repleta de cavalos e carroças de fogo em volta do profeta. Logo em seguida, o profeta Elisha pediu ao Todo Poderoso cegar o povo de Aram e foi atendido.
Comenta então o rabino Chaim Shemulevits ZS''L: A priori, o primeiro milagre, quando o Todo Poderoso fez com que o jovem enxergasse a montanha repleta de cavalos e carroças, foi inútil, pois logo em seguida o exército de Aram ficou cego e de qualquer forma não venceria o exército de Elisha.
O comentarista Ralbag nos explica que o primeiro milagre foi necessário para acalmar o medo e fortalecer o coração do jovem que acompanhava o profeta, pois o maior perigo era justamente o medo (que é proveniente da falta de fé e de segurança no Todo Poderoso) que colocava todos em perigo. O segundo milagre só foi possivel de concretizar-se depois que o jovem acalmou-se, pois todo o tempo que ao redor do profeta houvesse alguém com medo, ele também corria perigo e não poderia ser feito o milagre por seu mérito.
Qual então o remédio contra o medo? Em seu livro Ale Shur vol 1, o rabino Shelomo Wolbê Shlita nos diz: "Bitachon bashem messalek pachadim"- A fé em D'us afasta todos os medos.
Apesar de encontrarmos em Mishlê (24:14) o seguinte versículo: "Ashrê adam mefached tamid" - Bem-aventurado aquele que sempre teme, o Talmud Berachot (Pág 60) nos explica que esta citação se refere sobre temer o esquecimento da Torá, temer que a Torá que estudamos seja esquecida, e Rashi explica no local, que este temor nos fará sempre revisar os trechos estudados para não esquecê-los.
Outra prova de qe o medo das circunstâncias comuns da vida e do dia a dia tem sua origem na falta de fé e de segurança no Todo Poderoso é o episódio relatado pelo Talmud sobre Hilel Hazaken, quando regressava a sua cidade. Justo quando entrava na cidade ouviu gritos, mas disse: "Tenho certeza que não são provenientes de minha casa. E sobre ele diz o versículo no Tehilim 112: "Mishemuá raá lo irá nachon libô batuach bashem"- Uma má notícia não temerá, pois seu coração deposita confiança em D'us.
*** que tenhamos sempre confiança na misericórdia do Eterno. *** Espero que tenham apreciado a reflexão do livro, e se o desejarem, poderão comprar na CINA, liguem (41) 3377-2422. Um abraço!
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