A parashah de Vayigash é muito boa, como todas as de Bereshit. Ela compreende o texto de Gn 44:18 a Gn 47:27. Aprender com os exemplos bíblicos é sempre uma oportunidade muito rica.
Algumas vezes na vida fazemos coisas que nos arrependeremos para sempre, e isso é inevitável. Se você diz que não se arrepende de nada, como muita gente fala, cuidado! Isso acontece porque a pessoa não reconhece seus erros, não sabe dar valor às coisas certas. Arrependimento não é sinal de fraqueza, mas de reconhecimento que não somos perfeitos. As vezes leva tempo para aprendermos, mas precisamos aprender!
A Torah declara que os filhos de Jacó, lançaram seu amado filho José num poço, depois o venderam, mentiram para o pai, dizendo que ele havia sido morto por um animal feroz e com tudo isso fizeram o pai sofrer por muitos anos... mas, eles se arrependeram? Parece que não né? Mas nessa parashah vemos que sim. Veja o exemplo de Judá:
Benjamin havia sido preso por José, e seus irmãos teriam que voltar a Jacó sem o caçula; isso traria um grande sofrimento ao pai deles. Judá então, revela seu arrependimento passado, num gesto de entrega total agora:
Gn 44:30,31 - Agora, pois, indo eu a teu servo, meu pai, e não indo o moço conosco, visto a sua alma estar ligada com a alma dele, vendo ele que o moço não está conosco, morrerá; e teus servos farão descer as cãs de teu servo, nosso pai, com tristeza à sepultura.
Gn 44:34- Porque como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? Para que não veja eu o mal que a meu pai sobrevirá.
Ele havia errado antes, mas agora não mais faria seu pai sofrer. Não quero ver meu pai sofrer novamente, ele disse. Arrependimento passa pelo fato de não queremos fazer novamente alguém sofrer por algo errado que fizemos.
Há coisas inevitáveis na vida... envelhecer, ver os pais envelhecerem, mas fazê-los sofrer, envelhecer antes do tempo é triste demais! Torne a vida de seus pais mais feliz.... compartilhe com eles as vitórias. Faça-os sentir que são importantes.
Sei que pessoas jovens tem muito que correr atrás nessa vida, é trabalho, esposa, filhos, dinheiro, contas pra pagar, chefes, amigos, etc... mas filhos devem aprender a reservar um tempinho na atribulada agenda para os pais, porque aqueles que abandonam os pais... causam uma tristeza sem fim. Não queira fazer seus pais sofrerem. Jacó ficou longos anos longe de José por culpa dos irmãos, mas Judá NÃO COMETERIA O MESMO ERRO NOVAMENTE, e por isso, ele se ofereceu para ficar preso no lugar de Benjamin. Isso é o verdadeiro arrependimento.
Procure não causar sofrimento a ninguém, mas se isso ocorrer, arrependa-se e faça a coisa certa da próxima vez. Só quem se arrepende dos erros é capaz de aprender com a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário