sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Vayishlach: Causa e Consequência



Na parashah de Vayishlach, (Gn 32:3 a Gn 36:43) há muitos acontecimentos em sequência, e em alguns casos, esses acontecimentos são meramente consequência de algo ocorrido anteriomente. Vamos começar vendo o que aconteceu com Diná. A Torah declara: “Ora, Diná, filha que Lia dera à luz a Jacó, saiu para ver as filhas da terra.” (Gn 34:1) O que que uma israelita tem que querer ver como agem, como se vestem, como fazem as filhas da terra? A curiosidade dela a levou a cair nas garras de um gentio, chamado Siquém. É bem verddade, Siquém não era um qualquer, ele era o príncipe daquelas terras, mas e daí? Seria ele um bom partido para uma israelita? Acho que não! Se ele o fosse, não teria se deitado com ela, e a humilhada (Gn 34:2) Só depois disso, depois de a ter HUMILHADO, é que ele se apaixonou por Diná (verso 3)

Isso causou nos irmãos de Diná uma raiva tão grande, que Simeão e Levi, que eles enganaram a Siquém, (Gn 34:13-16) para mais tarde, matarem a ele e todos os homens dos siquemitas (Gn 34:25-26) Aí a gente se pergunta: Será que se Diná soubesse de tudo isso, ela teria saído de casa pra ver as filhas da terra? De novo, acho que não! Será que se Siquém soubesse que, se deitando com Diná, ele estaria entrando num caminho que conduziria a ele, seu pai e todos os siquemitas à morte, ele teria se deitado com ela? Acho que não!

É, mas Simeão e Levi agiram com ódio no coração, enganaram e mataram a todos, e isso também foi errado. Não importa se fizeram pela “honra da família”, eles fizeram uma arapuca, armaram o mal e assassinaram pessoas. Aí eles se achegam ao pai Jacó (todos alegrinhos, achando que tinham feito boa coisa) e o patriarca lhes diz: “Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e ferezeus; sendo eu pouco povo em número, ajuntar-se-ão, e ficarei destruído, eu e minha casa.” (Gn 34:30) Eles mancharam a imagem de Jacó, desonraram o pai.... e ainda queriam se justificar, pois disseram: “Por acaso ele faria de nossa irmã como uma prostituta?”

Ah Diná! Ah Diná! Porque fizeste a besteira de ir ver as filhas da terra?
O erro de Simeão e Levi lhes causou uma grande tristeza, pois o patriarca Jacó jamais iria se esquecer do erro deles. Tanto que, perto de sua morte, ao chamar filho por filho para lhes abençoar, ele disse: “Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó e os espalharei em Israel.” (Gn 49:5-7) Aí de novo perguntamos: Se Simeão e Levi soubessem que essa seria a “sua bênção”, será que eles teriam feito o que fizeram? Acho que não!

Isso tudo nos mostra que cada atitude gera uma avalanche de consequências, e você deve se perguntar se o que você está fazendo trará consequências boas ou ruins no futuro. Não faça nada que vá se arrepender depois.

Nenhum comentário: