quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Vivo, morto, VIVO!
A parashah de Vaiechi (e viveu) é a última do livro de Bereshit, e vai de Gn 47:28 a Gn 50:26, e seu relato inicia-se com o tempo da vida de Jacó. Ele viveu cento e quarenta e sete anos. VIVEU!
Jacó teve uma vida intensa, desde o ventre, quando já brigava e saiu agarrado ao calcanhar de seu irmão Esaú. Tomou a bênção e o direito do primogênito, saiu de casa cedo, constituiu sua grande família, lutou com “um anjo”, voltou para pedir perdão ao irmão, enriqueceu, sofreu a “perda do filho favorito”, passou período de fome, quando reencontrou seu filho e viveu com ele dezessete anos no Egito, quando morreu. Isso é o dizemos de uma pessoa que VIVEU.
Me assusta observar hoje pessoas que não vivem, apenas envelhecem. Passam-se os anos e a pessoa não se mexe para a vida. Vejo jovens que crescem só de tamanho, que vão à escola, mas não estudam, não criam objetivos, metas para sua vida e correm atrás delas. Pelo contrário, vivem de perder tempo só na internet, facebook, baixar filmes e músicas...e na maioria das vezes fazem isso, porque ganharam um notebook dos pais, e tem internet com banda larga em casa.
Não sou contra internet, até porque ela hoje é parte da vida da maioria das pessoas, mas temos que ter objetivos. O lazer, o papo no msn, facebook, celular é legal, mas viver só disso, sem perspectiva, aí não dá.
Quando você envelhecer, e todos vamos envelhecer, o que vai dizer? Passei pelo ICQ, fui pro MSN, tive ORKUT, migrei pro FACEBOOK e o que mais? O que deixará de legado para o mundo? O que eu fiz?
Eu já disse isso a alguns jovens e agora digo aqui: quando seus pais morrerem, o que será de você? vai ter que trabalhar como todo mundo. Mesmo antes de eles morrerem (e que isso demore muito) você vai querer namorar, casar, mas quem se casa com uma pessoa que não produz, que não faz nada?
Sempre me preocupo em deixar algo marcante na vida das pessoas. Não quero ser alguém que morre e não fez a diferença no mundo. Deve ser muito triste alguém que morre e ninguém sente falta... faça o mundo sentir sua falta, trabalhe, transforme, cresça, seja Jacó.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário