Ao ler a parashah de Vaetchanan (Dt 3:23 a Dt 7:11) eu me sinto como alguém que nunca fez um bolo. Qual o melhor modo de aprender? Simples! Você pega um livro de receita (ou acessa a internet e busca) e vê a receita e vai colocando os ingredientes e seguindo tudo à risca. Se fizer tudo conforme está na receita, seu primeiro bolo pode não ficar maravilhoso, mas tende a ficar bom. Por isso livros de receita são constantemente publicados e muitas pessoas os compram. Mas o que isso tem a ver com a parashah da semana? Explico:
Dt 4:1-3. Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos dá. Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que eu vos mando. Os vossos olhos viram o que o SENHOR fez por causa de Baal-Peor; pois a todo homem que seguiu a Baal-Peor o SENHOR, vosso Deus, consumiu do vosso meio.
Moisés dá aqui a receita para o povo viver, entrar e possuir a terra. Mas o que estamos fazendo aqui na Kehilah? Não é buscar a Vida Eterna, entrar e Possuir a Terra prometida? Então a receita deve ser a mesma.
Ouvir os estatutos, as leis, ensinadas por Moshê. Ouvir e cumprir. Porque ele mesmo citou o fato de Deus ter consumido aqueles que desafiaram ao Eterno, no caso de Peor, quando os homens voluntariamente (e por afronta) se uniram com as moabitas, e adoraram seus deuses. (Nm 25:1-3) Com isso, ele dizia (na receita): “Se vocês se deitarem com essas mulheres, vocês vão morrer.” Como alguém que diz... se você deixar a massa muito tempo no forno, o bolo vai queimar...
Para quem quer servir ao Eterno e almoja alcançar o Olam Habah, eis a receita certinha, dada por Moshê Rabeinu. Coloque os ingredientes certos... obediência, aplicação ao estudo da Torah, ouvir os estatutos e juízos, não ficar inventando... é certeza que no fim vai conseguir.
Agora, aquele que inventa, desvia o caminho, fatalmente irá estragar a receita e depois se perguntará: O que eu fiz de errado?
Siga a receita certa e que possamos nos encontrar no Mundo Vindouro com a certeza de que nosso bolo deu certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário