sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Ekev... uma segunda chance!



Essa parashah nos relembra algumas coisas. Ekev compreende o texto de Dt 7:12 a Dt 11:25. Vamos ver o que Moshê nos disse em Dt 10:1,4-“Naquele tempo, me disse o SENHOR: Lavra duas tábuas de pedra, como as primeiras, e sobe a mim ao monte, e faze uma arca de madeira. Escreverei nas duas tábuas as palavras que estavam nas primeiras que quebraste, e as porás na arca... Então, escreveu o SENHOR nas tábuas, segundo a primeira escritura, ...”

Mais uma vez relembro que em Deuteronômio, o líder Moshê estava fazendo seus últimos discursos ao povo de Israel, já no fim da caminhada pelo deserto, às portas da Terra Prometida. Então ele conta sobre as tábuas da Lei.
É aí que entra nossa breve lição de hoje.
Da primeira vez, Moshê subiu ao monte e enquanto esperava para receber as primeiras tábuas com os 10 mandamentos, o povo não soube esperar, e acabaram fazendo o bezerro de ouro, e caindo na idolatria.
Podemos aprender duas lições: a saber esperar e que se errarmos, ainda há uma segunda chance.
Lá no deserto, Moshê, depois de quarenta dias, ao descer do Monte acabou quebrando as Tábuas, derreteu o bezerro de ouro e fez com que os filhos de Israel bebessem disso. (Êx 32:19,20)
Quando o povo peca, o líder fica revoltado, como Moshê, triste, decepcionado... mas aí vem a segunda chance.
O Eterno ordenou e novamente Moshê subiu ao monte para receber as tábuas. E HaShem reescreveu, exatamente como o que estava antes, os mandamentos. Assim, fica revelado que quando pecamos, podemos ter uma segunda chance.
Claro que a melhor coisa é não pecar, ter sempre a consciência tranquila, mas se acontecer, sempre é tempo de pegar duas tábuas, lavrar, como as primeiras e deixar que o Eterno as reescreva. Aí, amigo, a oportunidade se mostra, saiba aproveitar. Que se cumpra em todos nós as palavras do profeta Jeremias: “Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Jr 31:33) Quando as tábuas da lei estiverem dentro de cada um de nós, aí estaremos nos libertando do pecado, da idolatria e de tudo que nos afasta do Eterno.

Nenhum comentário: