sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Reeh - criança mimada!

Todo mundo já viu uma criança mimada né? Todo mundo sabe o quanto é chato uma criança que manda nos próprios pais, que pai e mãe mandam ela fazer uma coisa e ela faz outra. Mas a parashah de Reeh (que significa “vejam” e vejam bem mesmo!!!) nos mostra como nós adultos muitas vezes agimos como crianças mimadas, portanto, pessoas desagradáveis.


Dt 12:8, 9 - Não procedereis em nada segundo estamos fazendo aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos, porque, até agora, não entrastes no descanso e na herança que vos dá o SENHOR, vosso Deus.



Depois desses versos reflita sobre como agimos quando o líder “determina” algo que é contra nossa vontade? Como fazemos para escolher os caminhos que vamos seguir na vida, na kehilah, familiar? Cada um faz o que dá vontade ou seguimos as recomendações do Eterno?


Pessoas dificilmente entendem que conselhos são para seu próprio bem (exceto aqueles conselhos que batem exatamente com a opinião que a própria pessoa deseja seguir). Muitos não aceitam correção, nem orientação. Na verdade a maioria age como criança. Mas refletindo perceberemos que: Agir de acordo com nossos impulsos não nos conduz ao Reino, mas à perdição.


Moshê disse: até agora não entrastes no descanso. Nossa vontade produz cansaço, fadiga...
Não é fácil abrir mão de costumes, do nosso jeito. Quando lemos os escritos da Brit Chadashah até o apóstolo Paulo sabia o quanto é dificil:
Rm 7: 19-24 - Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho, então, esta lei em mim: que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?


É preciso lutarmos contra nossa vontade de fazer de qualquer jeito, do nosso jeito... do jeito do Eterno, entraremos na Terra. Sei que para muitos, ouvir e seguir, obedecer é sempre um peso, mas isso além de exercitar a nossa humildade, nos ajuda a “entrar no descanso e possuir a herança”. O segredo é a OBEDIÊNCIA!



Quer só um exemplo? Nessa mesma parashah fala das carnes imundas, que o Eterno proibiu de serem usadas como alimento. Quantas pessoas continuam comendo carne de porco e outras, e dizem: Ah! Tá escrito, mas fazer o quê? É tão gostosa!

Crianças mimadas são assim. O pai fala, para de mascar chiclete, pare de comer doce... mas ela fala: Eu como, é gostoso!
Da próxima vez que observar uma criança mimada, ficando emburradinha, pense: Eu sou exatamente assim, a única diferença é que eu cresci (ou melhor, não cresci!).

Nenhum comentário: