A parashah de Kedoshim (Lv 19:1 a Lv 20:27) apresenta uma série de mandamentos que devemos cumprir. Só por isso ela já deveria ser estudada com dedicação, pois cada um desses mandamentos (como o de não ser mexeriqueiro por exemplo) nos ajuda a termos uma conduta digna de pessoas kedoshim (santas) na concepção plena da palavra.
Uma pessoa que se santifica, não fica se vingando, nem guardando rancor dos outros (Lv 19:18).
Um Tsadik reverência o santuário (tudo bem, o Templo já não existe mais, mas nos dias de Moshê também não havia, o que existia lá era o Mishkan, uma tenda no meio do deserto, mas que ainda assim deveria ser reverenciada. Hoje temos nossas kehilot, sinagogas, lugares onde buscamos ao Eterno e os justos são aqueles que reverenciam, sabendo diferenciar e dar o devido valor a esse lugar santo.
Mas porque tudo isso? Porque nas bênçãos dizemos: "asher kideshanu bemistvotav" "que nos santificas através dos seus mandamentos" e novamento digo, cumprindo bem a parashah de kedoshim, estaremos no caminho certo.
Ninguém cumpre essa parashah se não souber honrar e respeitar o ancião, o zaken, o líder. Ficar de pé quando o líder entra parece um peso para algumas pessoas. Isso é o menos importante na hora de mostrar respeito pela presença do ancião.
Tenho visto um belo exemplo disso aqui em Nova York. Na congregação daqui, o líder chama-se Gil Monrose, mas ele tem um ancião acima dele. O Monrose faz tudo, trabalha muito pela congregação, depois do serviço leva alguns membros até a casa deles, atende pacientemente a todos, enquanto o ancião (chamado Francis DeCaille) fica sentado sossegado, como um aposentado na praça. Mas em tudo que o Rosh Monrose faz, ele diz: vou consultar o DeCaille, ele deve me orientar nisso.
No domingo passado participamos aqui de uma celebração onde a Beit do Brooklyn passou a ser considerada patrimônio da cidade. A honraria toda coube ao Monrose, que foi quem trabalhou por isso; só que no meio do jantar oficial, ele chamou algumas pessoas lá na frente, pessoas que seriam honradas, e entregou um certificado, e disse belas palavras ao seu ancião.
Jovens tem a mania de quando conseguem alguma coisa estufarem o peito e afirmarem: olha o que eu consegui... Ele aqui deu um belo exemplo de alguém que se lembra de seus mestres, e se levanta diante da presença do ancião.
Não sei até que ponto você sabe honrar ao seu líder. A honra não está apenas no fato de se levantar (como uma obrigação), mas no respeito, no carinho, na admiração e no fato de reconhecer que seu líder é alguém que te ensina coisas boas.
Pense nisso e que HaShem lhe permita de saber honrar a presença do seu ancião, sem parecer um bajulador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário