A parashah de Emor (Lv 21:1 a Lv 24:23) também aborda alguns temas interessantes, por exemplo, as festas de nosso povo, apresentando o shabat como a primeira das festas, como uma celebração semanal ao único D-us Criador.
Quero continuar com o comentário da parashah da semana passada, quando falava de ser santos (Kedoshim). Um dos versículos da porção passada dizia que não devemos nos vingar, nem guardar ira, mas amar ao próximo como a nós mesmos (Lv 19:18)
Nessa porção há uma aparente contradição, quando o texto fala: “Se alguém causar defeito em seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente, como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.” (Lv 24:19-20)
Seria isso vingança? Procure analisar o contexto sob uma outra ótica. A ótica do amor e cuidado com o próximo.
O texto nos deixa claro que devemos nos preocupar em sermos bons para o próximo, esqueça a idéia de vingança, de tratar mal as pessoas. Aquilo que fazemos para o próximo acabará voltando para nós de alguma maneira. Então vamos aprender a fazer o bem.
Também fica evidente que se você fizer algo contra alguém, a pessoa poderia fazer o mesmo, mas Yeshua nos ensina que não precisamos agir dessa maneira. Leia Mt 5:38-48 - Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;... ou seja, não fique querendo prejudicar os outros (em nome da justiça)
De vez em quando o Eterno me coloca diante de pessoas que estão extremamente irritadas com alguém e eu sempre digo: fica calmo, não vá fazer nenhuma besteira que vai acabar se arrependendo depois. NÓS TEMOS QUE SER SUPERIORES. Nossas atitudes não devem se nivelar pelas atitudes dos outros. É isso que Yeshua falava. Não importa o mal que façam a você, procure mostrar a outra face... outro lado é ser generoso, perdoar, não ficar com rancor, ódio, que por si só já são sentimentos muito negativos e ruins. Sei que é difícil, mas se formos bons, seremos capazes de vencer o mal com o bem. Fazendo assim, a bíblia diz: amontoarás brasas sobre a cabeça do inimigo, ou seja, a pessoa vai ficar com a cabeça quente, porque ela te faz o mal e você ainda consegue ser generoso para com ela.
Aquele que se vinga, que reage a qualquer situação de forma negativa, depois fica com o gosto ruim, de ter agido de maneira inadequada. A vingança na hora tem um gosto agradável, de satisfação, mas depois você vai conviver com o sentimento de que no fundo, você é igual à pessoa que te fez mal. Seja uma pessoa superior!
Nenhum comentário:
Postar um comentário