quinta-feira, 26 de maio de 2011

Castigo ou prêmio? Qual você escolhe?



Essa última porção de Vayikrah não traz muitas leis, ensinamentos ou coisa parecida. Se não traz ensinamentos, o que aprendemos com ela então? Aí que está... Bechukotai (Lv 26:3 a Lv 27:34) traz a possibilidade de você refletir sobre suas escolhas na vida.
Cada ato, cada gesto nosso tem o poder de nos aproximar do Criador e de Suas bênçãos ou de nos afastar dEle, e atraindo castigos, maldições... Vejamos:
Lv 26:3-5,11,12 - Se andardes nos meus estatutos, guardardes os meus mandamentos e os cumprirdes, então, eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua messe, e a árvore do campo, o seu fruto. Porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos aborrecerá. Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo.
Parece simples, e na verdade é mesmo. Já imaginou o próprio Eterno vivendo e andando entre nós? Habitar em nosso meio? Ah! Como seria bom! Seria não, será. Quem entende um pouco de profecias sabe que isso não se refere somente ao Mishkan erguido por Moshê, mas de algo muito maior, uma promessa para o futuro, quando o Tabernáculo do Eterno descer dos céus, para o meio dos Seus filhos.
Por enquanto, basta sabermos que se obedecermos aos mandamentos de HaShem, Ele nos abençoará com a chuva no tempo certo... nossa plantação trará boa colheita, bons frutos, nosso salário será o suficiente.
Mas aos desobedientes... quanta diferença! Leia Lv 26:14-19 e perceberás que os castigos virão em sequencia, e se ainda não for suficiente, eles aumentarão, até você aprender.
A boa notícia é que o Eterno é misericordioso, e nos diz: “Mas, se confessarem a sua iniqüidade e a iniqüidade de seus pais, na infidelidade que cometeram contra mim, como também confessarem que andaram contrariamente para comigo, pelo que também fui contrário a eles e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem eles por bem o castigo da sua iniqüidade, então, me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão, e da terra me lembrarei.” (Lv 26:40-42) e claro, se meu povo se humilhar, e orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. (2 Cr 7:14)

Então, o que vai ser? Escolhe bênção ou maldição? Use bem seu livre-arbítrio e boa escolha.

Nenhum comentário: