quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Hora de dar o troco! Você é igual a José?


A parashah dessa semana, assim como as anteriores, traz muitos ensinos para nossa vida, fica até difícil escolher um texto, mas vamos lá! Vayigash (Gn 44:18 a 47:27) nos mostra a hora da vingança! Mas vingança?
A Torah diz em Lv 19:18: “Não vos vingueis, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo.” Acho interessante as pessoas que se alegram quando outros são castigados, ou algo dá errado.
José foi vendido por seus irmãos, que o odiavam e sequer podiam falar com ele em paz, e por conta de ter sido vendido, acabou escravo de Potifar, foi preso injustamente, sofreu muito, e agora, governador do Egito, chegou a hora do troco. Para muitos, a hora de dar o troco em alguém é um momento ansiosamente esperado. Não para José!
Quando esteve frente a frente com seus irmãos (que o odiavam), José levantou a voz em choro, e disse: “Eu sou o vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, não vos entristeçais por me terem vendido; porque Deus me enviou aqui para conservar a vida de vocês... Habitarás na terra de Gósen e estarás perto de mim, e eu ali te sustentarei...” e lançando-se sobre Benjamin, o abraçou e chorou. (Gn 45:2-14)
Se quiser ler na Brit Chadashah, Shaul HaShaliach disse: “se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Rm 12:20,21)
Da próxima vez que tiver a oportunidade de se vingar, lembre-se que o Eterno não nos permitiu isso, mas mais do que obedecer essa mistvá, não se vingue pelo simples prazer de ser bom, de fazer o bem... e verás que perdoar faz um bem enorme à pessoa que perdoa, bem muito maior do que àquele que é perdoado.
Seja como José, dê um troco inesperado, bem dado, vencendo o mal com o bem, pois quem sabe, para conservar a vida de outra pessoa é que você foi enviado?!

Nenhum comentário: