quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Miketz, aprender a economizar


A parashah de Miketz (Gn 41:1 a Gn 44:17) continua o relato da história de Yosef no Egito. Depois de ser vendido, de ter sido servo de Potifar, acusado injustamente e ir parar na prisão, José é colocado diante do faraó para interpretar seus sonhos. No fim, o faraó reconhece que não há nenhum homem tão sábio para conduzir o Egito quanto José e diz: “Acharíamos um homem como este, em quem haja o Espírito de Deus? ... Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu” (Gn 41:38,39)
José poderia se engrandecer, mas permaneceu humilde, servindo, como um shamash. E em sua sabedoria ordenou que um quinto de tudo que fosse produzido durante os sete anos de fartura, e assim, todo o povo teria provisão para os anos de fome. (Gn 41:34-36)
Não preciso dar grandes explicações sobre a necessidade de estar preparado para os anos de fome. Não importa o quanto ganhamos de salário, a verdade é que sempre podemos guardar um pouquinho, por menor que seja o valor. Se fizermos isso todos os meses, e tivermos a disciplina pra manter essa economia PARA UMA DIFICULDADE INESPERADA, estaremos aptos para sobreviver em momentos de crise financeira.
Um dos grandes problemas é que as pessoas não pensam duas vezes antes de saírem por aí fazendo compras, gastando o que tem e o que não tem, e depois, quando chegam em casa, se dão conta de que não precisariam comprar aquela roupa (as vezes, a pessoa nem gostou tanto assim da roupa) aquele sapato novo, tv, carro, seja lá o que for... e bem que podia ter economizado. Aí já é tarde, e lá estamos nós endividados de novo, ainda em meio aos anos de fartura. Agora, imaginemos que hoje começarão os anos de fome. Você está preparado? Espero que sim!
Se soubermos economizar, já dizia o ditado: Prevenir é melhor do que remediar...
Se soubermos economizar, talvez alguém como o faraó nos considere sábios...
Se soubermos economizar, não sofreremos os anos de fome.

Nenhum comentário: