quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Coragem para fazer o certo


Nessa semana começamos o estudo do livro de Shemot, Êxodo, onde relembramos a saída do povo de Israel do Egito. A primeira parashah, que leva o nome do livro vai de Êx 1:1 a Êx 6:1 e traz um texto interessante para a nossa meditação: “O Rei do Egito disse às parteiras: Quando ajudardes no parto as hebréias e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas, se for filha, então, viva. As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera; antes, conservavam os meninos com vida.” (Êx 1:16-17)
É interessante ver que muitas pessoas fazem coisas erradas e depois se desculpam dizendo que fizeram porque foram obrigadas pelo patrão, pela mãe, pelos colegas, pelo pastor da igreja, etc... como se fosse impossível dizer não. As parteiras receberam ordem expressa do rei do Egito: MATEM OS MENINOS. No entanto, elas sabiam que isso seria errado e temeram ao Eterno.
Ser “maria vai com as outras” só pra fazer parte do grupo, ou só porque vai ficar chato se todo mundo topar fazer algo errado e só você for “o careta” é dormir com a consciência pesada.
A chave para ser feliz é ter uma cosciência tranquila, dormir em paz só é possível àquele que sabe discernir entre o certo e errado, e opta sempre por fazer aquilo que é certo, mesmo que isso implique em ser punido por patrões ou quem quer que seja.
Como resultado, as parteiras foram abençoadas pelo Eterno: “E aconteceu que, como as parteiras temeram a Deus, estabeleceu-lhes casas” (Êx 1:21)
Graças à atitude corajosa das parteiras e à sabedoria de Joquebede, ao esconder o pequeno Moisés, nós temos uma longa história para contar de um dos maiores líderes que Israel teve, o homem que nos deixou a Torah do Eterno.
Se você quer ver sua casa sendo estabelecida, então tenha coragem para fazer o que é certo, obedeça ao Eterno, faça aquilo que é certo.

Um comentário:

Marciao disse...

e isso ai grande moshe falo e disse! um braço