segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Ki Tissa e nosso incenso com cheiro suave ao Eterno



A parashah dessa semana (Ki Tissa - Êxodo 30:11 a 34:35) fala de diversos assuntos, desde o pagamento de meio shekel no recenseamento por cada israelita, até o mandamento do shabat, como sinal entre Deus e o povo de Israel. 
Fala também ainda dos utensilios do Mishkan, e dentre eles cita a bacia onde os kohanim faziam a lavagem das maos e pés, o azeite de unção para o tabernáculo, os utensilios e os sacerdotes e, antes de começar a falar de Aholiab e Betsalel, os responsáveis pela “produção” do tabernáculo, o texto cita o incenso.
Ex 30:36-38 - Uma parte dele reduzirás a pó e o porás diante do Testemunho na tenda da congregação, onde me avistarei contigo; será para vós outros santíssimo.  Porém o incenso que fareis, segundo a composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR.  Quem fizer tal como este para o cheirar será eliminado do seu povo.
a) Uma parte dele era reduzida a pó... a outra parte servia para ser adicionada mais e manter o incenso, assim como o azeite, que era mantido constante na menorah.
b) era colocada diante do Testemunho. No mishkan, o altar do incenso era o que estava imediatamente antes do acesso ao Santo dos Santos, onde o Eterno se encontraria com Seu povo.
c) não se podia fazer esse incenso para nós mesmos.
d) o incenso era santo para o Eterno.
e) quem o fizesse, morreria.

Mas qual a relevância de tudo isso? Incenso não é só incenso?
Sl 141:1,2 - SENHOR, a ti clamo, dá-te pressa em me acudir; inclina os ouvidos à minha voz, quando te invoco. Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.
Ap 5:8  e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,... (Ap 8:3,4 também cita)

O incenso representa nossas orações, e quando observamos cada detalhe, fica evidente o valor de nossa prece.  Vejamos:
a) Uma parte dele era reduzida a pó... a oração deve ser feita em humildade, de alguém reduzido a pó e cinzas. (Comparemos com a parábola do fariseu e publicano em Lc 18:10-14)
A parte que era preservada, nos lembra que a oração deve ser constante em nossa vida. 
b) era colocada diante do Testemunho. Nossas preces são o que mais próximo deve estar do Santo dos Santos.
c) não se podia fazer esse incenso para nós mesmos. (fariseu orava de si para si mesmo) 
d) o incenso era santo para o Eterno. (Nossa prece deve estar sempre voltada para HaShem)
e) quem o fizesse, morreria. (o fariseu desceu justificado?)
Agora vejamos mais sobre incenso e oração
Êxodo 30:7  Arão queimará sobre ele o incenso aromático; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará.
Cada manhã tinha um incenso renovado, assim deve ser nosso shacharit diário, lembrando de fazer nossas preces perante o Criador. Assim como o incenso tinha que ser preparado com todo o cuidado, nossas preces devem ser com cuidado, sem atropelos, sem relaxo.
Êxodo 30:8  Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo perante o SENHOR, pelas vossas gerações.
O incenso deve cheirar continuamente. Assim nossas preces, por isso foi dito: “Orai sem cessar.” (1 Ts 5:17) Pelas vossas gerações... nossos filhos precisam nos ver orando. Só assim, as próximas gerações entenderão a necessidade de ter um tempo para D-us.

O talmude afirma em Pirkei Avot 2:18 (sidur, 427):
“Rabi Simeão dizia: não deixes de dizer o Shema e as tuas orações; quando rezares, não o faça simplesmente como um hábito, mas sim como súplica humilde ao Criador, conforme se diz: “pois Ele é clemente e misericordioso, tardio à cólera, cheio de graça e benevolente”. Não te consideres impio ante ti próprio.

Quando Exodo 30:7 fala do incenso junto com a lâmpada, isso traz um significado relevante. Já falamos sobre a luz da menorah, comparada a nossas atitudes, quando Yeshua diz: 
Mt 5:14-16 - Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Não há valor na prece sem as obras. Sem a obediência dos mandamentos.  
Provérbios 28:9  O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.
Esse incenso é rejeitado pelo Eterno, e não produz um cheiro suave. 
Não adianta construir um tabernáculo cheio de ouro, utensílios preciosos e se colocar incenso que produz mau cheiro; assim também não dá pra manter uma menorah acesa sem as boas obras, pois são as boas obras que fazem a luz da menorah brilhar. 
** Uma coisa é não ter as preces ouvidas, outra bem diferente é “ouvir um não” do Eterno. É preciso saber diferenciar. **
Podemos contratar os melhores artífices, Aholiab e Betsalel (isso mostra que pra D-us devemos fazer sempre o melhor ao nosso alcance) mas o tabernáculo só fará sentido se tudo estiver de acordo com a vontade de HaShem... pois é assim que foi dito:
Êx 25:8 - “E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. (dentro deles)”
Ezequiel 36:26,27   Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Lucas 17:21  Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.
Está na hora de fazermos nosso incenso produzir aroma agradável. Crianças, jovens, adultos, idosos. (ver Ec 11:9-12:1)

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