Qual o objetivo que o Eterno tirou o povo do Egito?
Lv 26:11-13 - Porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos aborrecerá. Andarei entre vós e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Eu sou o SENHOR, vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para que não fôsseis seus escravos; quebrei os timões do vosso jugo e vos fiz andar eretos.
Diz um famoso ditado: “o pior cego é aquele que não quer ver” E, por acaso, há alguém que queira continuar cego?
Sim, quando você apresenta a verdade bíblica, aquela pessoa te diz: “Ah! não quero nem ver isso!” E fecham os olhos e ouvidos para a Palavra da Verdade.
Deus tirou o povo para que não fossem escravos, mas há quem queira continuar escravo? Claro!
A escravidão faz a essoa andar curvada, corcundas, mas já viram que tem gente que nao consegue andar eretos? Se dobram diante do seu senhor. Mas que senhor?
Rm 6:17-19 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo, viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e, uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.
Só é verdadeiramente livre, quem quer ser livre... só enxerga as verdades bíblicas quem quer a verdade bíblica.
Assim, livres, podemos adorar a Deus, por isso mesmo Ele disse que colocaria o tabernáculo no meio de nós. Nossa alma, será saciada da presença do Eterno.
Mas por acaso tem alguém que não quer sentir a presença de Deus? De novo, claro!
Lv 26:14,15 - Mas, se me não ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, a ponto de não cumprir todos os meus mandamentos, e violardes a minha aliança,
ao rejeitar os mandamentos do Eterno, estamos com nossa alma se mostrando aborrecida dos juizos divinos.
Nao há meias verdades, ou abraçamos a Torah e seus mandamentos, ou rejeitamos os mandamentos, mas mostramos a desobediência... dizer que Jesus aboliu a lei, etc... é apenas uma forma de sentir-se bem com seu próprio pecado, sem o peso da consciência.
Rm 6:1,2 Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?
Como viver no pecado se morremos para ele? Já não somos mais escravos do pecado.
Na sequencia dos versos, o texto fala Yeshua, de termos sidos sepultados com ele, através da tevilah... um rito de purificação. (verso 6) foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo, as obras do pecado sejam destruidas (em nós) e não sirvamos como escravos. Por isso, estamos justificados (feito justos) do pecado.
Se estamos justificados, vamos continuar pecando? Aí não estamos sendo justos!
Lv 26:18 Se ainda assim com isto não me ouvirdes, tornarei a castigar-vos sete vezes mais por causa dos vossos pecados.
Deus castigaria a Israel por causa dos pecados, e se não dessem ouvidos, os castigaria mais ainda... e por qual razão castigamos, punimos alguém? Porque fizeram algo errado!
Mas e quem não é punido?
Hb 12: 4-8 Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.
• Nao tendes resistido até o sangue... cedemos facilmente ao pecado, porque preferimos acreditar que estamos “na graça”
• Não menosprezes a correção que vem do Senhor.
Como corrigir se Jesus aboliu a lei e estamos na graça? Se a lei foi abolida, não há mais pecado. (Rm 7:7)
• Deus só corrige a quem ama, seus filhos...
Pv 7:7-9 O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.
Voltando ao texto da parashah, os que se aborrecem de Deus são os desobedientes, os que não querem andar na presença dEle.
Assim como Deus fica desgostoso com a desobediência do homem, se corrigirmos o tolo, escarnecedor, só arrumaremos desgosto com isso.
• Se estais sem correção, sois bastardos e não filhos.
É porque de alguma forma, Deus (ou os pais) optaram por não mais perder tempo repreendendo. Se por um lado isso parece bom, por outro, “a liberdade” de não ter a cobrança por seus erros, traz sobre si, de volta a ESCRAVIDÃO DO PECADO. Deus nos tirou do EGITO para NÃO sermos ESCRAVOS.
Mas ainda há tempo para perdão?
Lv 26:40-42 - Mas, se confessarem a sua iniqüidade e a iniqüidade de seus pais, na infidelidade que cometeram contra mim, como também confessarem que andaram contrariamente para comigo, pelo que também fui contrário a eles e os fiz entrar na terra dos seus inimigos; se o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem eles por bem o castigo da sua iniqüidade, então, me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão, e da terra me lembrarei.
2 Crônicas 7:14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar,...
Nenhum comentário:
Postar um comentário