quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Começo certo para um rapaz perdido!

Nessa semana recomeçamos o estudo da Torah, com a porção de Bereshit (Gn 1:1 a Gn 6:8) e eu especificamente, estarei celebrando a união de um jovem casal de amigos.
Como sempre acreditei, o Eterno faz tudo no tempo certo, e se fizéssemos aquilo que Ele, nosso Criador, nos recomendou, viveríamos muito melhor.
Em Gn 2:18 temos: “E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele” Com frequência vemos jovens perdidos por aí, sem rumo, e por vezes achando que estão certo, mas como sempre acontece, estão enganados. Já no primeiro homem, Adam, o Eterno viu que não era bom o homem viver sozinho. Ele precisava de uma adjutora, uma ajudadora, idônea, que se preocupasse com ele e cuidasse dele.
Não precisa ir muito longe, é na verdade bem simples, basta olhar para os lados e temos exemplos diários desde coisas corriqueiras. Quantos homens você conhece que sabem se virar sozinhos? Se virar que digo é se vestir adequadamente, roupa sempre limpa e passada, se alimentar na hora certa (alimentar, não comer porcarias pelas ruas) cuidar da sua aparência, higiene pessoal, etc? A maioria dos homens precisa de alguém que cuide deles, que os faça se alimentar na hora certa, que cuide das suas roupas, que avise que está na hora de comprar um calçado novo para ele; se não tem uma esposa, o homem não sabe viver.
Na sequência, o Eterno fez com que o homem se deitasse, dormisse e aí todos sabemos que Ele formou, a partir da costela de Adam, a mulher, chamada Eva. Adão feliz, disse: “Essa é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne.” E ambos estavam nus e não se envergonhavam. (Gn 2:21-25).
Essa era a vontade do Eterno. O homem e sua esposa, a ajudadora, sempre ao seu lado, o apoiando; uma única pessoa diante de quem ele fica nu (ele se revela por inteiro, chora, ri, compartilha de todos os momentos) sem se envergonhar.
E como eu brinco de vez em quando com os jovens, um rapaz solteiro é uma pessoa deficiente, pois falta-lhe uma costela. E uma moça solteira então, que é só uma costela, e falta-lhe todo o restante do corpo? Na verdade, não importa o tamanho do pedaço do corpo que foi tirado do homem, o que vale é que ele só será completo com uma esposa ao seu lado.
Jovem, se a vida lhe parece incompleta, mesmo cheio de amigos ao seu lado, é porque sua vida sempre será incompleta, até que você se dê conta de que o conselho do Eterno ainda permanece: NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ!
Mas lembre-se: “há tempo para todas as coisas debaixo do céu” (Ec 3) Faça a coisa certa, procure um casamenteiro, se disponha a aceitar os conselhos, e perceba que o casamento é parte de uma vida plena segundo a vontade do Eterno.

Claro que a meditação não se resume a isso, há inúmeros conselhos a serem dados, tanto a solteiros quanto a casados (mesmo de longa data) para uma vida cheia de alegria, mas isso fica para a explanação da parashah ao vivo com o rosh, dentro da kehilah! Shabat shalom! Que todos tenham um shalom Bayt para desfrutar sempre!

** A foto acima é de um casal amigo de longa data, de Campinas, que se uniram em março de 2012, a Zelinha e o Zahav.

Nenhum comentário: