sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Yitro - Abrigado pelas asas da Águia


Na parashah da semana passada, Beshalach, falei sobre a gente andar protegido debaixo da nuvem, abrigado do calor. Hoje, Em Yitro, D-us fala que abrigou os israelitas, os levando sobre asas de águia. Saiba aproveitar também esse abrigo.

Ex 19:4-8 - Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.
Que sensação boa, ser liberto da opressão, sentir que foi tirado por sobre os inimigos.
Sobre as asas de águia tem a explicação rabínica de que a águia é uma ave que voa muito alto, e que o inimigo (o homem) quando atira flechas, só pode a atingir por baixo. E HaShem, abringando Israel, tudo que os egípcios fizessem nunca os atingiria, pois estavam abrigado por cima da águia, quer dizer que as flechas só poderiam chegar às asas e não sobre elas.
HaShem nos protege, quando nos propomos a servir ao Eterno e O buscamos, quando clamamos por socorro, Ele sai em nossa defesa, nos socorre e livra dos inimigos.

Sl 25:18-22 - Considera as minhas aflições e o meu sofrimento e perdoa todos os meus pecados. Considera os meus inimigos, pois são muitos e me abominam com ódio cruel. Guarda-me a alma e livra-me; não seja eu envergonhado, pois em ti me refugio. Preservem-me a sinceridade e a retidão, porque em ti espero. Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações.

Quando agimos como Israel, buscando a HaShem, repetimos as palavras do rei David e não somos envergonhados diante de nossos inimigos, pois o Eterno é o nosso refúgio. Isso quando agimos com sinceridade e retidão, pois esperamos no Eterno. Que HaShem possa nos livrar de todas as nossas tribulações.
Aí a parashah segue dizendo:
Êx 19:5-8 - Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel. Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o SENHOR lhe havia ordenado. Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o SENHOR falou faremos. E Moisés relatou ao SENHOR as palavras do povo.

Não basta sermos protegidos dos nossos inimigos, mas é preciso, na sinceridade e retidão de nosso coração, ouvir a voz do Eterno e guardar a Sua aliança. Isso fará de nós, mais do que uma propriedade, um tesouro particular para D-us. Como diz o salmista:
Salmos 135:4 Porque o SENHOR escolheu para si a Jacó e a Israel, para seu tesouro peculiar.

Quer ser parte desse tesouro? Guardado e protegido pelo próprio D-us? Então diligentemente ouça e guarde a palavra do Eterno. Pois foi isso que os israelitas disseram em Êxodo 19:8 “Tudo o que o Senhor falou faremos!”
O mesmo se repete logo após os dez mandamentos, quando os israelitas disseram a famosa frase: “Naasê VeNishma”. Tudo o que o Eterno falou, faremos e obedeceremos. (Êx 24:7)
Que as ASAS DA ÁGUIA te protejam!

Nenhum comentário: