sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Mishpatim: Ah! se me desses ouvido...


Quando Moshe conduzia o povo e o julgava no deserto, Jetro veio e o aconselhou a dividir a responsabilidade.
Ex 18:15,16 - Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
Jetro, o aconselha a declarar os estatutos, e então compartilhar com o povo, escolhendo homens capazes para conduzir o povo. Então Moshê os escolheu e passou a lei de Deus ao povo... pois isso seria bom para ele e para o povo.
Em Êx 23:20-23 temos: Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para que te guarde pelo caminho e te leve ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois nele está o meu nome. Mas, se diligentemente lhe ouvires a voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, aos heteus, aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuseus; e eu os destruirei.
Não devemos nos rebelar contra o anjo do Eterno, porque não terá perdão quem fizer isso. E o que isso significa?
Obviamente desobedecer, fazer o contrário do que D-us manda, através de seu anjo. Mas o que o anjo nos diz, se não é a própria Torah, para obedecermos aos próprios mandamentos do Eterno?
Então a situação fica mais simples; o texto diz: se diligentemente ouvires e fizer tudo o que EU disser, serei inimigo dos teus inimigos. Ou seja: desobedecer = sofrer, obedecer = ter o Eterno como nosso defensor.
É evidente que é muito melhor obedecer, mas vejamos como é fácil desobedecer mandamentos que são muito claros.
Êx 23:1 - Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa. (Biblia Revista e Atualizada)
Êx 23:1 - Não dês ouvido à maledicência. Não acompanhes o mau para servir de falso Testemunho. (Torah)
Embora as versões possam dar um sentido diferente à primeira frase, uma coisa é evidente. Não seja fofoqueiro e nem ouça fofocas.
Agora, diz pra mim que as pessoas são capazes de cumprir esse único, simples e claro mandamento da Torah: NÃO SE METER EM FOFOCAS. Como a resposta da maioria é não, é sinal de que NÃO ESTÃO OUVINDO AS PALAVRAS DO ANJO DO ETERNO, e então Ele NÃO PERDOARÁ A SUA TRANSGRESSÃO. Simples assim!
Esse tem sido um grande problema da humanidade, e espero que não seja o seu; quem se mantem longe da maledicência, não espalha rumores falsos acaba sendo recompensado com a proteção divina. Queira ouvir a voz de HaShem, como diz o salmista:
Sl 81:10-16 - Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei. Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me atendeu. Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus próprios conselhos. Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os seus adversários. Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria para sempre. Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel que escorre da rocha.
Ah! se meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos... seria tão bom! Pense bem nisso!

Nenhum comentário: