sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Beshalach: Seja esperto, ande sob a proteção da nuvem

A parashah de Beshalach segue com os relatos da saída dos israelitas do Egito, mas algumas lições servem para a vida toda:
Ex 13:21,22 - O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite.
Grandes lições podemos extrair desses versos, e estar sob a proteção da nuvem é sempre o melhor caminho. Aqui, o povo de Israel estava para sair do Egito, livrando-se de seu inimigo. Quantas vezes passamos por situações, problemas, inimigos; ficamos muitas vezes confusos, não sabemos como nos livrar, então devemos aprender a escolher melhor nossos caminhos. O rei Davi disse:

Sl 25:1-5 - A ti, SENHOR, levanto a minha alma. Deus meu, em ti confio; não me deixes confundido, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim. Na verdade, não serão confundidos os que esperam em ti; confundidos serão os que transgridem sem causa. Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

Nessas horas, o Eterno envia a sua nuvem, e nos diz: “Fica debaixo dela, ela te protegerá do calor” mas e aí... ficamos? Então o salmista segue dizendo: “Bom e reto é o SENHOR, por isso, aponta o caminho aos pecadores. Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.” (Sl 25: 8,9)
HaShem aponta o caminho, mas o pecador precisa optar por seguir esse caminho. É preciso ter humildade para alcançar a justiça... e só quem for manso aprenderá o caminho.
Sei que ninguém é bobo, mas às vezes isso não basta, é preciso ser inteligente. Ser inteligente, nesse caso, é saber reconhecer que o melhor caminho está debaixo da nuvem do Eterno durante o dia, e estar sob a proteção de uma fogueira durante a noite. Que a nossa oração seja a mesma do salmista: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” (Sl 139)

Nenhum comentário: