sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Shemot... escondendo nossos filhos.



No ano passado, ao comentar a parashah de Shemot, falei sobre as parteiras, que tiveram coragem para fazer o certo, ao se negarem a cumprir a ordem de faraó em matar todos os meninos que nascessem. A lição desse ano, para Shemot (Êx 1:1 a Êx 6:1) vem na sequência desse fato. O nascimento de Moshê Rabeinu.

A Torah diz: “E foi um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho, e, vendo que ele era formoso, escondeu-o p. or três meses.” (Êx 2:1,2)

Aqui o texto fala de Anrão e Joquebede, levitas que já tinham dois filhos, Aharon e Mirian e este é o relato do nascimento do terceiro, Moshêzinho. Você já pensou o que seria de Israel se não fosse Moshê? Claro que HaShem iria enviar um outro libertador, mas certamente não teria dado à Joquebede a alegria de ser a mãe do libertador de Israel. Mas o que isso tem a ver com o versículo?

A questão aqui está no verbo "esconder". Ela escondeu Moshê da morte. E assim como Joquebede, hoje se faz necessário em nós, como pais, sabermos esconder nossos filhos da morte. Isso significa que devemos evitar que nossos filhos se envolvam em situações que lhes possam trazer como consequência a morte.

Moshê era apenas um bebê, não sabia de nada, mas a morte já o cercava, porque se algum servo de faraó o visse, ele certamente seria morto. Então Joquebede o escondeu. Nossos filhos, especialmente os pequenos e até sua adolescência não sabem os riscos que correm. Quando bebês, cuidamos para que eles não caiam, pois um cair, um choque, pode levá-lo à morte. Aí eles crescem um pouco, e os escondemos do perigo, quando pegamos na mão deles para que aprendam a atravessar a rua, etc... e à medida que crescem precisamos continuar escondendo nossos filhos, de maus amigos, das drogas, e de tudo que os possa conduzir à morte. Se você, como pai ou mãe, não aprender a ser como Joquebede, seus filhos serão presas fáceis para o faraó moderno...

Quando Moshê já não podia mais ser escondido dentro da casa, ela o colocou no rio, e o Eterno fez o resto, de maneira que ela pôde continuar protegendo seu filho, mesmo nos palácios do Egito. Bem protegido, Moshê aprendeu a proteger seu povo de Israel e se tornou o grande líder de nosso povo, e até hoje, milhares de anos depois, ainda falamos dele a cada shabat.

Se você deixar seus filhos sempre expostos aos “perigos do mundo”, achando que isso fará com que eles "amadureçam" mais rápido, é sinal de que não está sabendo proteger o que HaShem lhe deu e aí, nunca poderá dizer, orgulhosa, como Joquebede... “Tá vendo aquele lá na frente, libertando o povo de Israel, é meu filho, Moshê!” Se você quer seu filho sendo grande, o “esconda” do mundo desde cedo. Faça sua parte e HaShem sempre fará a dEle.

Nenhum comentário: