sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Noach, e a relação entre Pais e Filhos


A parashah de Noach, fala obviamente desse homem. Nela, as relações familiares pode ser abordada de maneira clara, pelos exemplos que temos. Vejamos:

1) Noé com seu pai, Lameque:
Gn 5:28-30 - E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos e gerou um filho. E chamou o seu nome Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou. E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos e gerou filhos e filhas.
Quando Noé nasceu, seu pai havia profetizado que ele traria o descanso (significado do nome), o consolo. Enfim, Noé mudaria a história. Depois do nasicmento de Noé, Lameque viveu 595 anos. Quando veio o dilúvio, Noé tinha 600 anos (Gn 7:6) o que demonstra que seu pai não chegou a ver o dilúvio, mas Noé cumpriu o que havia sido dito sobre ele... Lameque trabalhou na educação de seu filho, para ele ser alguém que transformaria o mundo.

Isso nos leva a meditar no quanto temos feito para incutir na cabeça de nossos filhos o desejo de transformar, de ser melhor, de não se acomodar às pessoas do mundo. Demorou 600 anos, mas se cumpriu o sonho de um pai.
A atitude de Lameque fez de Noé um varão justo (Gn 6:9)

2) Noé com seus filhos: Sem, Cam e Jafé:
Seus filhos nasceram com a terra já corrompida (Gn 6:10-12) Então o Eterno dá inicio ao plano de restauração e limpeza da terra, em preservas as espécies. E Noé começa a trabalhar com seus filhos na arca. Coloque seus filhos junto a ti no serviço do Eterno. Eles precisam estar juntos, aprender a rezar, e a fazer os serviços; caso contrário quem os ensinará?
A família toda entra na arca e lá passa um ano, convivendo sem poder sair... e unidos, eles descem da arca.

Ao descer, Noé dá uma lição aos seus filhos... qual é?
Gn 8:20,21 - E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar. E o SENHOR cheirou o suave cheiro e disse o SENHOR em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz.

Quantas pessoas lembram antes de tudo de agradecer ao Eterno? Quem em sã consciência, sacrificaria animais limpos, sendo que só haviam 7 de cada espécie? Noé, o exemplo.

Nenhum comentário: