terça-feira, 20 de setembro de 2011

Nitsavim - A promessa é para todos juntos...



Nitsavim esse ano é estudada junto com a porção Vayelech, mas quando lemos devemos nos lembrar que ainda antes de entrar na Terra, Moshê fazia seu último discurso perante o povo de Israel. Ele alertava ao povo... o que mostra que o líder tem que alertar, corrigir e orientar até mesmo quando estamos à entrada da Terra Prometida (ou até a sua morte, como fez Moshê)
Dt 29:10-13 Mostra que o povo estava todo perante o Eterno, e Moshê fez questão de mostrar que todos entrariam na Aliança do Eterno. Isso inclui cabeças das tribos, anciãos, oficiais, e todo homem, mulher, crianças de Israel, até mesmo o estrangeiro que estivesse dentro do povo, desde rachador de lenha até tirador de água.

Para entrar no Reino, você não precisa ser rico, líder, dar grandes ofertas... você só precisa saber CUMPRIR os mandamentos. Por isso Dt 29:9 diz: “Guardai, pois, as palavras desta aliança e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes.”
Assim, o Eterno confirma a aliança que jurou aos patriarcas Avraham, Itschak e Yacov.

Mas essa promessa não se referia somente àqueles ali, veja nos versos 14 e 15: a promessa é também para aquele que não estavam ali. E seguiu e segue sendo confirmada a todos nós, até hoje, como diz na Brit Chadashah, numa festa de shavuot (onde celebramos a outorga da Torah):
At 2:38,39 - “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Yeshua HaMashiach para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Ruach HaKodesh. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar. ”
É algo grandioso saber que a esperança da Terra Prometida segue a nós até ao dia de hoje, aos que aceitam o arrependimento de pecados e passam pela tevilah. Essencialmente precisamos guardar, cumprir os mandamentos, mas aí alguém fala: Isso é que é o dificil. Quem consegue guardar o sábado? Quem consegue amar o próximo como a si mesmo? Quem consegue cumprir a Torah? Assim é impossivel!

Mas para isso, o próprio Moshê Rabeinu nos diz: “Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires.” (Dt 30:11-14)

Não dê desculpas dizendo que é difícil... o mandamento não está longe, você consegue alcançar, então cumpra e tome parte na herança dos justos.

Nenhum comentário: