terça-feira, 27 de setembro de 2011

Haazinu... quem é você?


A parashah de Haazinu é bem curta, compreende apenas o capítulo 32 de Devarim, e é composta das palavras do “cântico de Moshê”. Sempre é bom lembrar que era o fim de sua vida, e ele transmitia suas últimas palavras ao povo de Israel, antes que eles entrassem na terra prometida.
Nosso mestre então chama a atenção e diz:
Dt 32:2,3 - Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus. Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

Muitas vezes as pessoas se esquecem com quem assumem compromisso, ao fazer um pacto. Declarar uma fé no D-us de Israel, assumir um compromisso com Ele é algo sério, que as pessoas não dão o devido valor e, por conta disso, acabam abandonando ao Eterno, Muitos se julgam injustiçados, reclamam e ainda acham que são os únicos justos da terra; que ninguém vê realmente seu sofrimento e que por fim, até D-us não se preocupa com eles... Vejamos o que disse Jó:
Leia Jó 34:1-11 - Sou justo e Deus me tirou o direito... porque disse: de nada aproveita ao homem o comprazer-se em Deus....

A resposta de D-us está em Jó 38:3-5,28-30...40:1-5. Por fim, Jó aceita que não tem respostas diante da grandeza de HaShem. Jó 42:1-6.

Porque isso? porque muitas vezes abandonamos ao Eterno e Moshe queria que o povo tivesse sempre em mente diante de quem estavam.
Em muitas sinagogas pelo mundo, há uma frase no Aron HaKodesh (ou próximo à ele) que diz:
DA LIFNEI MI ATAH OMED, traduzindo: "saiba diante de quem você está". (Jó 38:4)

Quando se sentir injustiçado, lembre-se das palavras do Eterno a Jó: “Onde você estava quando criei o mundo? Faze-me saber, se tens inteligência.”
Coloque-se no seu devido lugar, reconheça ao Eterno, nos seus momentos bons e nos difíceis também, seja grato a Ele, e aprenda com Jó: “Eu sou vil, que te responderia eu? A minha mão ponho na boca. Uma vez tenho falado, porém não prosseguirei...” (Jó 40:4,5)
Humildade diante de HaShem sempre!

Nenhum comentário: