quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ki Tavo... e a alegria



A parashah dessa semana de Ki Tavo vai de Dt 26:1 a Dt 29:8, e poderíamos comentar sobre vários assuntos, dentre as tantas opções como ofertas, terceiro dízimo, qualquer uma das bênçãos ou maldições, mas por ora, meditemos na alegria. Alegria em servir ao Eterno.


Há alguns versículos bem claros nessa parashah a esse respeito:

“E te alegrarás por todo o bem o que o Eterno, teu Deus, te tem dado a ti e a tua casa...” (Dt 26:11) Esse verso vem logo depois do texto que fala sobre ofertar ao Eterno as primícias de todos os frutos... ou seja, ofertar e ficar feliz, será possível? Claro!

Há vários textos para se meditar quando a questão é ofertar... como por exemplo: “Deus ama ao que dá com alegria.” mas não é isso que importa, o que vale é demonstrar alegria por serví-Lo.


A cada semana, a cada shabat, devemos esperar ansiosos pelo dia de estarmos na kehilah, por cada momento de comunhão, por cada sorriso, por ouvir a Palavra, por meditar, e por agradecer por todas as bênçãos. Mas alguém pode pensar: porque demonstrar tanta alegria assim?


Porque quando a Torah fala dos castigos e das maldições ela afirma: “E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído... porquantou não haverás servido ao Senhor, teu Deus, com alegria e bondade de coração, pela abundância de tudo.” (Dt 28:45,47)


Sei que nem todos levam uma vida de fartura, mas não é essa a questão. O ponto é sermos gratos ao Eterno, sempre. O Talmude fala em Pirkei Avot: “Quem é rico? Aquele que se contenta com o que tem!” Quando demonstramos ALEGRIA na presença do Eterno, todas as maldições se afastam de nós. Portanto, sirva ao Eterno com um sorriso no rosto. Problemas todos temos, mas como diz a Torah: “que povo há que tenha deuses tão próximos a si como o Senhor, nosso Deus, todas as vezes que o invocamos?” (Dt 4:7)


Que todos tenhamos um shabat FELIZ!

Nenhum comentário: