quinta-feira, 10 de março de 2011

Vayikrah e os sacrifícios


Depois de Israel haver concluído a construção do Mishkan (Tabernáculo), Deus ensina ao povo como funcionaria aquele local. Era lá que Israel iria oferecer os sacrifícios. E para falar dos sacrifícios, nada melhor do que estudar a parashah de Vayikrah (Lv 1:1 a Lv 5:26 conforme a Torah) Para quem tem a bíblia tradicional o texto vai até Lv 6:7.

Mas sacrifícios? Porque? Que tipos? A parashah cita no mínimo esses três...
Corban olá...
Corban shelamin...
Corban minchá...

Os sacrifícios além de serem, digamos, de tipos diferentes, também tinham diferentes objetivos como pelos pecados do sacerdote, do povo, dos príncipes, pecados ocultos, pecados de ignorância, pecados voluntários...

Entender sobre os tipos de sacrifícios é importante, mas não é o sacrifício de animais que deve nos preocupar, e sim a obediência a Deus, que deve vir primeiro.
O rei Saul preocupou-se em ter muitos bons animais para sacrificar ao Eterno, mas não quis ser obediente, e por conta disso perdeu até o reino.

1 Samuel 15:22 - Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
Devemos aprender a obedecer, para não perdermos o nosso reinado também.

Se fosse o sangue de animais exclusivamente o meio de perdoar os pecados, pelo menos nos últimos 19 séculos ninguém foi perdoado, pois desde que o Beit Hamikdash foi destruído, eles já não são feitos, mas voltando ao texto da parashah:
Lv 1:4 fala de ser colocada as mãos sobre a cabeça do animal, para que ele fosse sacrificado... você ver o sacrifício, um animal inocente sendo morto por causa de um erro teu, faria pensar, refletir seus atos. Isso funcionou por algum tempo, mas o homem sempre se acomoda.

Sacrificar, sem pensar não fazia sentido... e é o que ocorreu com Israel por um período.
Se lermos em Is 1:11-20 vemos que o Eterno não quer isso. Mas que Ele aceita quando nos purificamos, agimos corretamente e fazemos o que é certo.
Não pense em que tipo de penitência fazer pelos pecados (assim, se auto-flagelando agem muitos religiosos) mas pense em como fazer para obedecer melhor os mandamentos do Eterno, pois o profeta Miquéias disse: Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. (Mq 6:8) Eis aí a receita: seja justo, ame ser misericordioso e seja humilde no seu caminhar com o Eterno. Assim, já não precisará de sacrifícios de animais; Um único e suficiente sacrifício já terá sido efetuado em seu favor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de pedir a permissão do rosh Moshê para a publicação do meu comentário em três partes.

Parte 1:
"Ai de vós, escribas e farises, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o MAIS IMPORTANTE DA LEI, O JUÍZO, A MISERICÓRDIA E A FÉ; deveis, porém, fazer ESTAS coisas, e não omitir aquelas." Mat. 23:23

A Lei do Senhor, a Torah, nos revela três aspectos fundamentais que fazem com que o homem agrade o Eterno, nosso D'us. Pelas palavras do Machiah, Ele cita os três: JUÍZO, MISERICÓRDIA E FÉ. Sabemos que sem essas três coisas, é impossível de o homem agradar a D'us. Como o rosh Moshê ben Yishai comentou acerca da parashah desta semana, Shaul HaMelech desprezou o JUÍZO de HaShem ao desobedecê-lo, ou seja, ele "perdoou" o príncipe-mor dos exércitos inimigos de Israel. Isso foi contrário ao que Yeshua disse, em certa passagem dos escritos da Nova Aliança, quando explica-nos o que se refere o JUÍZO de D'us: "E do JUÍZO, porque já o príncipe deste mundo está julgado." Jo. 16:11. Vejam, haverim, que o Nosso D'us julgou nosso Adversário, há um juízo determinado por D'us para sua aniquilação; e assim como D'us ordenou a Shaul, no passado, que aniquilasse o povo amalequita da terra - homens, mulheres, crianças e, principalmente, seu rei, o qual é a figura do HaSatan - Shaul errou em não obedecer a HaShem, ele não cumpriu a (Profecia) incutida naquela ordem divina, ou seja, profecia que fala acerca do aniquilamento do Adversário espiritual de Am Israel. Portanto, o que apredemos nesta parashah, Vayikrah (E chamou), é o chamado de D'us para obedecermos sua palavra, mas do que oferecermos a Ele sacrifícios. Yeshua já se entrgou por nós como sacrifício perfeito. Ele, Yeshua, é o cordeiro de D'us que tira o pecado do mundo. Yeshua nos mostrou como devemos obedecer a D'us, sua Torah. "Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis. Mas, sa AS FAÇO e não credes em mim, crede nas OBRAS: para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele." Jo. 10:37-38. Obedecer o Senhor é melhor que sacrificar, pois na obediência cumprimos a profecia que diz respeito ao futuro do nosso povo.

Shalom

Talmid Yuli ben Avraham
talmid.yuli@gmail.com

Anônimo disse...

PARTE 2:
Yeshua ainda fala mais acerca da Torah, mencionando outro aspecto importante da Lei que é a Misericórdia. Veja que nesse mesmo contexto, reinado de Shaul, ele matou mulheres, homens, crianças amalequitas conforme a ordem do Eterno, mas quis ser "misericordioso" com aquele que não ofereceu nenhuma misericórdia ao povo de Israel, quando atravessavam o deserto para entrar em Eretz Israel. Qual é então a condição de misericórdia do Eterno. Vejamos o que diz as Dez Palavras cunhadas pelo nosso Deus: "E faço misericórdia em milhares AOS QUE ME AMAM E GUARDAM os meus MANDAMENTOS." Shemot 20:6. Veja que Shaul desobedeceu neste outro aspecto importante da Lei, ele ofereceu misericórida a alguém que não amava ao Eterno e que nem guardava os seus mandamentos, antes perseguiram a Israel para o exterminar Cf. I Sm. 15:2. Assim como Esaú desprezou a benção da primogenitura e quis matar seu irmão Jacó, o povo amalequita, sendo descendente de Edom, perseguiu a Israel intentando matá-lo no caminho. Portanto, Saul preservou o inimigo e ofereceu um culto irracional a D'us, ou seja, sacrifícios Corbã ao Eterno. Ao que lhe foi dirigida a voz do profeta, admoestando-lhe com a seguinte palavra: "Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como que o obedecer à palavra do Senhor? eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros." I Sm. 15:22. Mas por que Shaul foi rejeitado, ele não foi vitorioso ao ganhar a guerra contra Amaleque? Vejamos que o mais importante da Lei é o JUÍZO, a MISERICÓRDIA e a FÉ.

Shalom

Talmid Yuli ben Avraham
talmid.yuli@gmail.com

Anônimo disse...

PARTE 3:
Shaul falhou em não aplicar o JUÍZO de D'us, em não ser misericordioso com o povo eleito, uma vez que foi misericordioso com o povo adversário, e não agiu pela Fé. Mas que Fé? Emonah! A carta de Shaul Hashaliah, o apóstolo Paulo, conceitua Fé da seguinte forma: "Ora, a FÉ é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho" Heb. 11:1-2. Vejamos que pela Fé, Avraham avinu, agradou ao Eterno quando foi provado no tocante ao sacrifício de Isaque, quando saiu de sua terra para se tornar peregrino em terra estranha, provando que seu coração não estava ligado às coisas desta terra, nem ligado a terra da qual saíram. Abraão aspirava a algo melhor, permanente, por certo almejava habitar numa pátria celestial, figura de Yerushalaim HaShamaim, Jerusalém Celestial. Shaul, HaMelech, pelo contrário, buscou o que era material ao preservar o melhor do gado que fora amaldiçoado por D'us e quis ter a honra de trazer vivo o rei dos amalequitas, o qual estava condenado e foi morto pelo profeta Samuel. Portanto, haverim, a parashah Vayikrah aponta para o nosso "CHAMADO" para andarmos na Fé dos antigos, a fim de alcançarmos as promessas para o nosso povo. A Torah aponta para o Machiah Yeshua, o autor e consumador da nossa Fé. D'us tem nos revelado a Yeshua para que por Ele alcancemos o entendimento dos três aspectos mais importante da TORAH. Em Yeshua, que é a Torah encarnada, cumprimos essas mitzvot preditas na parashah de Vayikhah e os sacrifícios mencionados, e também em todas as 54. Estamos debaixo da Nova Aliança, da Graça, conforme a obra de Yeshua.
"Este é o CONCERTO que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: POREI AS MINHAS LEIS em seus corações, e AS ESCREVEREI em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades. ORA, ONDE HÁ REMISSÃO DESTES, NÃO HÁ MAIS OBLAÇÃO PELO PECADO." Heb. 10:16-18.

Shalom

Talmid Yuli ben Avraham
talmid.yuli@gmail.com