quinta-feira, 17 de março de 2011

Tsav, o fogo que arde e traz expiação


Quando lemos a parashah de Tsav (Lv 6:1 a 8:36) temos “Desse modo, o fogo sobre o alar será mantido aceso: ele não deve ser apagado. Toda manhã, o kohen porá fogo na madeira sobre ele, arrumará a oferta queimada e queimará a gordura das ofertas de paz. O fogo será mantido aceso continuamente sobre o altar: ele não deverá ser apagado.” (Lv 6:5,6 Torah, Lv 6:12,13 Biblia)
Falar de sacrifícios é sempre algo difícil, penoso, pois sempre traz à memória os pecados, e o único caminho para um israelita dormir em paz seria trazendo o sacrifício para expiar seus pecados e enfim, ele voltar a ter a consciência tranquila. Mas, esse textotraz algo muito especial:
A chama deveria estar sempre acesa, ardendo. E o que isso tem de especial?
Ora, quer dizer que o perdão dos pecados estava (e ainda está) sempre ao alcance de todos. D-us, o Eterno Criador dos céus e da terra nos dá sempre a oportunidade de nos arrependermos de nossos erros e buscarmos o perdão. Isso é o fundamental.
Agora, cabe a nós completarmos a obra. Se Ele mantém a possibilidade do perdão dos pecados, o que resta a nós? Resta nos arrependermos e buscarmos esse perdão. Só assim você será capaz de deitar em paz. Sobre isso, quero citar um salmo que gosto bastante:
“Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai. Oferecei sacrifícios de justiça e confiai no SENHOR...Em paz me deito e logo pego no sono, porque, SENHOR, só tu me fazes repousar seguro. ” (Sl 4:4,5,8)
Aproveite essa meditação para buscar ao Eterno (enquanto há tempo) e pedir o perdão dos seus pecados. Quem sabe você ainda seja capaz de perceber que a chama do perdão ainda está lá, aguardando que você vá até ela?! Queira dormir em paz. Durma em paz!

Nenhum comentário: