Estamos chegando ao fim do livro de Shemot e claro que o livro de êxodo conta uma história, a história, cheia de detalhes, mas só pra lembrar rapidamente algumas coisas que o êxodo nos faz lembrar: Saída do Egito, fim da escravidão, 10 mandamentos, construção de um local onde Israel pudesse buscar ao Eterno. Mas de que adianta um lugar para buscar ao Eterno, se não temos tempo de ir nesse lugar não é mesmo?
De que adianta ter uma Beit linda, se não vamos nela rezar?
Nessa parasha, (Vaiakhel, Êx 35:1 a Êx 38:20) Moisés novamente começa falando do shabat, e nada mais claro que essas palavras:
Êx 35:1,2 - São estas as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem: Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar morrerá.
Segundo o dicionário, tom solene significa: denota importância, seriedade, gravidade; sério, circunspecto, grave.
O shabat é algo sério, não dá pra ficar em casa descansando, dormindo! Aí alguém pergunta: Mas isso não é contradição? Se é dia de descanso, como não posso ficar em casa descansando?
Simples: descansamos dos nossos afazeres, do trabalho particular, para nos dedicarmos exclusivamente ao Eterno. Em Lv 23:3 o shabat é apresentado como um dia de SANTA CONVOCAÇÃO. Em outros lugares fala dele como sendo um sinal entre D-us e Seu povo.
O shabat é tão importante que em cada lar israelita, a mulher deve acender as velas no mínimo dezoito minutos antes do pôr-do-sol, para receber esse dia como “uma rainha”. Aí já não se faz mais nada, para não transgredir o tom solene, sério, com que o shabat deve ser recebido. Por isso, acender as luzes é o último ato, e talvez por esse ato tão solene, a parashá nos traz no verso seguinte (Êx 35:4) o mandamento de não acender fogo no shabat, ou seja, acende-se duas velas antes (lembra e guarda o shabat) para se lembrar de que não se acende fogo no shabat.
Que tal nesse shabat dar um tom mais solene, acendendo suas velas na hora certa (lembre-se, o horário de verão acabou essa semana) indo ao cabalat, shacharit e avodat, pois esse é dia de santa convocação? Assim teremos um Shabat shalom!
De que adianta ter uma Beit linda, se não vamos nela rezar?
Nessa parasha, (Vaiakhel, Êx 35:1 a Êx 38:20) Moisés novamente começa falando do shabat, e nada mais claro que essas palavras:
Êx 35:1,2 - São estas as palavras que o SENHOR ordenou que se cumprissem: Trabalhareis seis dias, mas o sétimo dia vos será santo, o sábado do repouso solene ao SENHOR; quem nele trabalhar morrerá.
Segundo o dicionário, tom solene significa: denota importância, seriedade, gravidade; sério, circunspecto, grave.
O shabat é algo sério, não dá pra ficar em casa descansando, dormindo! Aí alguém pergunta: Mas isso não é contradição? Se é dia de descanso, como não posso ficar em casa descansando?
Simples: descansamos dos nossos afazeres, do trabalho particular, para nos dedicarmos exclusivamente ao Eterno. Em Lv 23:3 o shabat é apresentado como um dia de SANTA CONVOCAÇÃO. Em outros lugares fala dele como sendo um sinal entre D-us e Seu povo.
O shabat é tão importante que em cada lar israelita, a mulher deve acender as velas no mínimo dezoito minutos antes do pôr-do-sol, para receber esse dia como “uma rainha”. Aí já não se faz mais nada, para não transgredir o tom solene, sério, com que o shabat deve ser recebido. Por isso, acender as luzes é o último ato, e talvez por esse ato tão solene, a parashá nos traz no verso seguinte (Êx 35:4) o mandamento de não acender fogo no shabat, ou seja, acende-se duas velas antes (lembra e guarda o shabat) para se lembrar de que não se acende fogo no shabat.
Que tal nesse shabat dar um tom mais solene, acendendo suas velas na hora certa (lembre-se, o horário de verão acabou essa semana) indo ao cabalat, shacharit e avodat, pois esse é dia de santa convocação? Assim teremos um Shabat shalom!
Um comentário:
Estudar as porções semanais da Torah é como ser convidado pelo Rei dos Reis para um banquete em seu Palácio; e, ali, assentados com a Majestade à mesa, junto com os Haverim, saboreamos uma excelente refeição. Uma porção maravilhosíssima, kosher!
David, HaMelech, também vivenciou essa magnífica experiência, quando num cântico de louvor ao Eterno disse assim: "Preparas uma mesa para mim, à vista de meus inimigos; unges minha cabeça com óleo de um cálice transbordante." Tehillim 23:5.
Outrossim, nesse mesmo cântico, David se compara a uma ovelha, cujo Pastor é Adonai. E diz: "Ele me faz deitar em pastagens verdejantes, leva-me para águas tranquilas, restaura-me a alma."
Esse é o efeito de se estudar as parashot, a saber, restauração da alma. Somos todos ovelhas do pasto do Eterno e de Yeshua, nosso pastor.
Nosso povo é semelhante aos animais puros, que remoem, deitados em pastagens verdejantes (Eretz Israel). Am Israel remói porque medita em cada palavra que sai da boca do Machiah Yeshua e do Eterno, bendito seja! Em Yeshua nós temos a Vida Eterna! Na Sua Luz veremos a Luz!
Shalom
Talmid Yuli ben Avraham
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