segunda-feira, 27 de maio de 2013

Você sabe a diferença entre carne e pepino?


Ao olhar essa imagem acima, o que vem à sua cabeça? Uma bela e suculenta picanha né?

Nessa parashah de Behaalotecha (Nm 8:1 a Nm 12:16) temos uma variedade de assuntos, mas dessa vez analisamos algo bem simples. A capacidade do povo de ser movido a sentir “necessidade” de algo que nem eles mesmo sabem dizer o que é.

Alguma vez você já sentiu vontade de comer algo bem gostoso, mas não sabia exatamente dizer o que era? A maioria das pessoas diria que sim. Pois é! Isso não é fome, é desejo. Veja o que diz a parashah:

Nm 11:4 diz: “os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer?” 
Lembremos que quando eles saíram do Egito (Ex 12:31-38) eles saíram com muitíssimos animais, grande rebanho, ou seja, tinham muita carne a comer. 
Mas que interessante é observar que eles pediam por CARNE, mas aí diziam: 
Nm 4:5,6 - Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.

Você pede carne, mas sente falta de PEPINOS? Não dá pra entender né?! Dá sim! 
Quando não estamos com fome, sentimos vontade de comer uma coisa gostosa, que não sabemos o que é, porque nesse caso, qualquer coisa que comemos não tem um gosto bom, mas já quando estamos famintos, basta um arroz, um ovo frito, uma salada que sentimos água na boca, pois tudo fica delicioso. 
Israel NÃO estava com fome de carne. Se estivessem, sentiriam saudades das carnes que comiam (será que comiam?) no Egito.

Muitas vezes agimos dessa forma, e tentamos ao Eterno, sendo ingratos por tudo que Ele nos proporciona. Vejamos:
Alguma vez você já abriu seu guarda-roupas e disse coisas como: 
- Mas eu não tenho roupas pra sair!
- Não tenho um calçado que preste!
- Porque que o fulano tem tal coisa e eu não consigo? etc...

Foi por isso que lá na frente, em Nm 11:22 foi dito: "Matar-se iam para eles rebanho de ovelhas e gado que lhes bastem?" Porque quem não está com fome, não faz diferença o tamanho do rebanho... eles Não precisavam de carne. 

Como crianças quando ficam pedindo aos pais por doces ou chocolate, a mãe ou o pai se irritam, acabam indo ao mercado e compram uma enormidade de chocolate e dizem: "Agora come, mas come tudo, come até sair pelo nariz" ... foi isso que o Eterno fez: mandou codornizes para que eles comessem, não por um dia, nem cinco, nem dez, mas por um mês inteiro, até se enfastiarem, até sair pelo nariz." Isso para aprender....

Israel tinha recém-saido da escravidão rumo à liberdade na terra prometida, mas isso não lhes foi suficiente. Hoje da mesma forma, podemos sair do Egito, e logo ali na frente diremos: Quem nos dará carne a comer? No Egito tinhamos pepino! 

Primeiro entenda a diferença entre o que é carne e o que é pepino, para daí então ser capaz de dizer algo mais coerente. Quem nos dará pepino a comer? 

Quando formos capazes de diferenciar as coisas, talvez aí sejamos capazes de perceber que não temos de que reclamar do Eterno, pois Baruch HaShem, Ele supre todas as nossas necessidades.

Nenhum comentário: