terça-feira, 25 de setembro de 2012

Yom Kipur, mais que perdão, reflexão.


Normalmente há duas ocasiões onde buscamos ao Eterno. A primeira é quando estamos em dificuldades, seja financeira, de saúde, ou qualquer outro tipo, e a segunda é no dia de Yom Kipur, quando jejuamos e pedimos perdão. Mas há uma condição de nossa prece ser aceita diante do Eterno. Vemos isso quando Shlomo HaMelech acabara de erguer o Beit HaMikdash, e o Eterno aparece a ele:
2 Cr 7:12-14 - De noite, apareceu o SENHOR a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.



A condição é TESHUVAH, arrependimento, retorno. Quando sua terra (sua vida) estiver seca, sem chuva e os gafanhotos estiverem consumindo tudo, é sinal de que precisa se despertar. Para quê? Para, humildemente orar, buscar ao Eterno, e se converter dos seus maus caminhos.
Isso significa que se você mudar, D-us muda sua vida e mais importante, Ele perdoa os pecados e sara sua terra.
Existem três coisas difíceis de serem aceitas pelas pessoas e por isso resistimos tanto:
1) RECONHECER QUE ESTÁ ERRADO.
2) PEDIR PERDÃO.
3) MUDAR.

Um exemplo disso está na história de Naamã. Vejamos sua história:
• 2 Rs 5:1 - Homem grande, general da síria, porém leproso.
• 2 Rs 5:3 - Uma jovem israelita, sua serva, lhe oferece a solução.
• 2 Rs 5:5 - O rei e Naamã acham que uma oferta basta para conseguir o que precisam.
• 2 Rs 5:10 - O profeta ordena que Naamã se banhe sete vezes no rio Jordão.
• 2 Rs 5:11-12 - Naamã se recusa a obedecer, acha ridícula a idéia, pois sente que os rios de Damasco são melhores.
• 2 Rs 5:13 - Pessoas o aconselham a obedecer, pois o que foi dito era algo fácil. Não obedeceu ao profeta, mas escutou os outros, seus servos.
• 2 Rs 5:14 - Depois de obedecer, foi curado da lepra.
Essa história é muito semelhante à das pessoas hoje. Se acham importantes e não se dão conta que estão leprosos. Por se acharem importantes, não aceitam ordens do profeta (ou do rosh) e preferem seguir leprosos. Acham que basta dar uma boa oferta e está tudo certo, mas assim como Naamã continuam leprosos. Obedecer seria sinal de fraqueza, algo inconcebível e ridículo. Assim como os rios de Damasco, acreditam que suas idéias são melhores, mas continuam leprosos. Depois de ouvir outras pessoas, aceitam obedecer (mas não ao rosh, aceitam porque foi conselho de pessoas "suas amigas") Por obedecer, alcançam a cura... aí pergunto: Não teria sido mais fácil obedecer logo ao profeta?
Naamã precisou reconhecer que estava errado, os rios de Damasco não eram melhores que o Jordão, precisou ouvir seus servos e pedir perdão, indo atrás do profeta que ele mesmo havia rejeitado obedecer e finalmente precisou mudar. Mudar de opinião, mudar conceitos, mudou, aceitou o Jordão e foi curado.
Se você acha dificil jejuar 25 horas, se você acha dificil teshuvah, obedecer... pense em Yeshua.
Jo 13:1 - Yeshua, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim.
2 Co 5:14 - Porque o amor do Mashiach nos constrange...
Foi fácil para ele?
Mt 26:39 - E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.
 Boa reflexão e bom jejum pra todos nós... e que sejamos inscritos no Livro da Vida.

Nenhum comentário: