Ao ler a parashah de Bo novamente, revi o comentário que fiz no ano passado, sobre os que estão arruinados como o faraó e ainda se acham vencedores... Aí relendo o texto da parashah, (Êx 10:1 a Êx 13:16) vi que falava do Pessach e sempre tem um versículo que me chama a atenção. É assim todo ano, tenho que aprender lições novas, e então li Êxodo 12:19,20 - “Por sete dias, não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado será eliminado da congregação de Israel, tanto o peregrino como o natural da terra. Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações, comereis pães asmos.”
O que isso tem a ver com os derrotados que se acham vencedores? Bom, se observarmos que os perdedores sempre colocam a culpa nos outros e não se preocupam em olhar para aquilo que estão fazendo de errado, esse texto nos ensina muita coisa.
Qual a importância de não comer fermento, coisa levedada, durante sete dias? É uma coisa tão pequena isso! E aí que está o problema, as pessoas muitas vezes perdem grandes bênçãos porque não se preocupam com as pequenas coisas. O mandamento dizia e diz: Quem comer fermento será eliminado do povo.
Gente, é pra prestar atenção mesmo... é só um detalhe. Mas muitas vezes a vitória é fruto de um detalhe, de um cuidado especial, e como é triste por uma pequena coisa perder algo grandioso.
Já vi várias pessoas se complicarem, como na viagem para a Argentina, por exemplo, porque esqueceram de levar a identidade... e ficaram na fronteira. Todo ano vemos várias pessoas que perdem o vestibular por um detalhe: chegaram 30 segundos atrasados e o portão já estava fechado... perderem o emprego porque esqueceram de fazer algo... e por aí vai.
Nossa vitória, um bom casamento, a entrada no Reino, etc... dependem da atenção aos pequenos detalhes. Ou você vai continuar esquecendo de tirar o fermento?