De vez em quando nos acostumamos a algumas coisas na vida e passamos a considerá-las como comuns, coisa corriqueira e não prestamos a devida atenção. Assim acontece com nossos filhos, quando os vemos todos os dias não nos damos conta de que eles crescem e quando vemos, eis que já estão grandes e não valorizamos cada minuto com eles... assim acontece com o dinheiro, pois trabalhamos incessantemente para recebê-lo e quando o recebemos, não o valorizamos, e gastamos em coisas que não valem muito a pena. E assim acontece com coisas espirituais também. Um exemplo? A birkat cohanin!
A parashah de Nassó (Nm 4:21 a Nm 7:89) traz um texto maravilhoso, que é a bênção sacerdotal. Em Nm 6: 23,24 diz: “Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis: O Eterno te abençoe e te guarde;... ” Muitas reflexões podemos tirar disso, como por exemplo o fato de essa bênção ser apenas e tão somente PARA OS FILHOS DE ISRAEL. Apesar de muito lida e usada no meio religioso, HaShem ordenou que Arão e seus filhos cohanin a usassem somente com o Seu povo. Que alegria poder fazer parte de um povo que tem sua bênção exclusiva, determinada pelo próprio e único D-us!
As palavras da bênção devem ser valorizadas, saboreadas, recebidas com devocão, cada uma delas:
O Eterno (o único D-us verdadeiro, o Criador do universo, Adon Olan)
te abençoe (nossa bênção vem somente dEle, e vem desde o patriarca Avraham... quando HaShem diz: de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!)
e te guarde (Ele é quem nos guarda... eis que não dorme o Guarda de Israel, Israel confia no Eterno)
e por aí segue cada palavra da bênção aos filhos de Israel. Portanto, não torne o momento da birkat cohanin algo comum, faça dele um momento especial em sua vida a cada shabat, valorize as palavras de bênção do Eterno em sua vida. Mostre que você dá valor às palavras da Torah!
Nenhum comentário:
Postar um comentário