sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tazria! Preocupe-se com o que importa




Qual a sua real preocupação? Santidade? Aparência física? Com o que você realmente se preocupa?
Lendo essa parashah (Levítico 12 e 13) fui levado a meditar sobre o verso abaixo: Lv 13:40,41 - Quando os cabelos do homem lhe caírem da cabeça, é calva; contudo, está limpo. Se lhe caírem na frente da cabeça, é antecalva; contudo, está limpo.
De vez em quando vejo pessoas tão preocupadas com o fato de estarem ficando carecas, com celulites, com rugas, tudo isso é natural, virá com a idade. Pouco importa se o homem fica careca ou não. Como diz o verso... a cabeça é calva, contudo o homem está limpo. O que deixa sujo são os pecados, a má atitude, a fofoca.
É consenso no judaísmo que a tal Tsaráat (traduzida por lepra)é fruto da maledicência. Essa doença se espalhava pelo corpo, fazendo manchas, feridas e só o sacerdote era capaz de determinar quando a pessoa deveria ser afastada da comunidade ou quando ela estaria apta para voltar ao convívio dos demais, sem prejudicar ninguém.
Imagine o que aconteceu com o povo de Israel no deserto. Um belo dia, Miriã se levanta, consegue apoio em Arão e lá se vão os dois reclamar de Moshê. Até ali Moshê era um bom líder, um irmão, mas de repente a esposa dele já não servia mais. E dá-lhe falar mal! Coisa fácil é falar mal!
Na mesma hora, ela fica leprosa, e o mesmo Moshê, a quem ela criticara, orou ao Eterno por ela e Miriã foi curada da lepra, mas ainda assim teve que ficar uma semana afastada do arraial, e todo o povo teve que ficar acampado, esperando por ela.
Há uma boa palavra em Provérbios 13:3: O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína.
Não se preocupe tanto se você é careca, se tem caspa, se é bonito ou feio, mas se você sabe se guardar de falar e fazer o mal. Isso é o que vale!

Nenhum comentário: