sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Escondendo-se de Deus


“Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.” (Gn 3:10)


Você já brincou de esconde-esconde? qual a graça de esconder? é que o outro demore pra te encontrar, mas que ache... se a pessoa não te achar, não tem graça... ninguém ficaria escondido num buraco até o dia seguinte e achando legal isso. Algumas pessoas brincam de esconde-esconde com Deus.

Isso foi o que ocorreu com Adão e Eva. Depois de comerem do único fruto que o Eterno lhes havia proibido, se deram conta do grande erro que cometeram. Resultado? Foram se esconder do Eterno.

HaShem entrou na brincadeira, perguntando a Adão: Onde você está? Ora, sabemos que Deus está em todo lugar e que Ele vê todas as coisas e o salmista Davi disse isso no Salmo 139:1-12 “Senhor, Tu me sondas e me conheces... para onde fugirei da Tua face?”

A verdade é que o Eterno permitiu que Adão reconhecesse seu erro; Ele sabia que Adão havia comido do fruto proibido. Adão, no entanto, preferiu se esconder...

Há dois caminhos quando cometemos erros, e devemos estar aptos para escolher e para aceitar as consequencias de nossas escolhas:

1) Assumir o erro, pagar o preço (possivelmente ser castigado) e seguir em frente, de cabeça erguida, com a vergonha pelo erro, mas com a certeza de que a teshuvah, o arrependimento te fará levantar (Pv 24:16)

2) Continuar escondido, com a consciência cada dia mais pesada, e a expectativa de pagar dobrado pelos erros.
Jó foi outro exemplo de alguém que se escondeu, e assim como Adão e Eva, só se deu conta que havia sido descoberto pelo Eterno mais tarde, quando foi lançado ao mar e tragado pelo grande peixe. Mas, ao buscar ao Eterno, do ventro do peixe, reconhecendo seu erro, alcançou a misericórdia, e depois foi cumprir a missão a que o Eterno lhe havia incumbido.
Agora é contigo! Quer continuar brincando de esconde-esconde? Faltando na congregação e fingindo justificativas? Brigando, ofendendendo e continuando a achar que está tudo bem? Ouvindo as prédicas e fingindo que não é contigo?
Um novo ano sempre é tempo de novas atitudes, de corrigir o que está errado e seguir em frente, rumo ào cumprimento da vontade do Eterno.

Nenhum comentário: