A parashah de Vaerah (Ex 6:2 a 9:35) começa com a tentative de recusa de Moshê em seguir a recomendação do Eterno de ir e libertar o povo. Mas, depois de tentar argumentar, ele acaba seguindo sua missão. Na sequência, a parashah começa a descrever a longa sequencia das dez pragas, que nos ensinam muitas coisas.
Êx 7:14 "Disse o SENHOR a Moisés: O coração de Faraó está obstinado; recusa deixar ir o povo."
Nem todo mundo tem o poder de um faraó do Egito antigo, mas todos temos a chance de ser como ele numa coisa: "o coração obstinado, endurecido" Claro que isso não é uma coisa boa!
Até no dicionário a palavra obstinado pode parecer boa, e um dos seus sinônimos é "persistente", mas outro diz, "teimoso, intransigente" e assim o era o faraó. Recusava-se a ver e perceber o poder do Eterno e a cumprir Sua ordem.
A teimosia se revela de diversas formas:
- Não ouvir um conselho, seja de alguém acima ou mesmo de alguém abaixo de você.
- Esperar as coisas acontecerem pra daí tomarem uma posição, quase sempre contrária à correta.
- Não perceber os "sinais". Muitos pedem um sinal, mas recebem vários e não se dão conta.
Ao ler Mc 8:11,12 vemos os que queriam tentar a Yeshua, sempre pedindo um sinal, mas para que? se eles não aceitariam mesmo?
Mas o faraó era um governador, tinha o "direito de ser teimoso", só que essa teimosia custou caro, como sabemos.
Depois a praga das rãs, que eles também tentaram imitar e isso iludiu ao faraó, mas aí já vemos algo dando errado para ele. Fazer as rãs subirem eles conseguiram, mas para faze-las sair de lá, ele teve que pedir a Moshê (Êx 8:8) para que rogasse ao Eterno que as tirasse de lá.
Depois disso, a praga dos piolhos, que os magos já não foram capazes de imitar, e disseram ao faraó: "Isto é o dedo de Deus." Porém o coração do faraó se endureceu, e não os ouvia. (Êx 8:18,19)
Não confunda ser persistente com ser teimoso, e não seja teimoso. Aprenda a reconhecer quando estiver indo por um caminho errado. Só isso pode te poupar de muitos enganos e consequências, talvez até, como o faraó, sofrer a perda de todo o seu reino e a dolorosa perda de seu próprio primogenitor.
Faça o certo! E o certo é não ser teimoso.
*** A foto que usei para ilustrar é de alguém que foi teimoso até o fim, e o que ele ganhou com isso? Nada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário