(Na foto acima, o túmulo dos patriarcas, em Hebrom)
Quando morre alguém de nossa família, seja, pai, mãe, filhos, marido ou esposa, ficamos sempre arrasados, lamentamos, mas é preciso se levantar e seguir adiante. Foi isso que ocorreu com nosso patriarca Avraham. Quando Sarah, sua amada e única esposa de longa jornada faleceu, ele pranteou por ela, mas tinha que sepultá-la. Então, se levantou e foi negociar um local para o sepultamento. Até que chegou diante de Efrom.
Em princípio, ele aparentemente foi "generoso" querendo oferecer de graça, mas depois Efrom diz:
Gn 23:15 - Meu senhor, ouve-me: a terra é de quatrocentos siclos de prata; que é isto entre mim e ti? Sepulta o teu morto.
Ora, se eles estavam conversando, porque Efrom diria: meu senhor OUVE-ME? Na verdade ele dizia: "presta atenção, a terra é de 400 siclos de prata."
Abraão OUVIU, entendeu o recado e pagou.
Tem coisas na vida que só nós podemos fazer. Não dá pra ficar esperando favor dos outros, imaginando que alguem vai fazer por nós. Abraão nos ensina que sim, nos momentos difíceis, devemos "chorar o morto" e em seguida "levantar e seguir a vida."
Uma outra situação semelhante ocorreu com o Rei Davi; quando ele ordenou o censo dos israelitas, e o Eterno o castigou, com o anjo a ponto de destruir Jerusalém. Quando HaShem faz cessar o castigo, Davi diz: "Fui eu que pequei. Fiz o que era errado. Essas ovelhas, porém, o que elas fizeram? Por favor, que a Sua mão seja contra mim e contra a família de meu pai." (2 Sm 24:17) Aí ele inenta erguer o altar ao Eterno, no terreno que pertencia a um homem chamado Araúna (onde o anjo se deteve, para não destruir Jerusalém).
Araúna, generosamente oferece não apenas o terreno, mas também os animais para o sacrifício. E qual a resposta do rei Davi?
2 Sm 24:24 Porém o rei disse a Araúna: Não, porém por certo preço to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que me não custem nada. Assim, Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
Pirkê Avot diz: Se eu nao for por mim, quem será? Se nao for agora, quando será?
Nas situações difíceis, devemos entender que ou nos levantamos e seguimos adiante, ou vamos nos entregar e viver da ajuda alheia. O Eterno não quer isso... não precisamos que nos carreguem. Para nós vale o texto de Salmo 20:8 "Uns se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé."
Muitos anos mais tarde, Avraham faleceu e foi sepultado junto à Sarah, em Hebrom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário