segunda-feira, 27 de maio de 2013

Você sabe a diferença entre carne e pepino?


Ao olhar essa imagem acima, o que vem à sua cabeça? Uma bela e suculenta picanha né?

Nessa parashah de Behaalotecha (Nm 8:1 a Nm 12:16) temos uma variedade de assuntos, mas dessa vez analisamos algo bem simples. A capacidade do povo de ser movido a sentir “necessidade” de algo que nem eles mesmo sabem dizer o que é.

Alguma vez você já sentiu vontade de comer algo bem gostoso, mas não sabia exatamente dizer o que era? A maioria das pessoas diria que sim. Pois é! Isso não é fome, é desejo. Veja o que diz a parashah:

Nm 11:4 diz: “os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer?” 
Lembremos que quando eles saíram do Egito (Ex 12:31-38) eles saíram com muitíssimos animais, grande rebanho, ou seja, tinham muita carne a comer. 
Mas que interessante é observar que eles pediam por CARNE, mas aí diziam: 
Nm 4:5,6 - Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos.Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.

Você pede carne, mas sente falta de PEPINOS? Não dá pra entender né?! Dá sim! 
Quando não estamos com fome, sentimos vontade de comer uma coisa gostosa, que não sabemos o que é, porque nesse caso, qualquer coisa que comemos não tem um gosto bom, mas já quando estamos famintos, basta um arroz, um ovo frito, uma salada que sentimos água na boca, pois tudo fica delicioso. 
Israel NÃO estava com fome de carne. Se estivessem, sentiriam saudades das carnes que comiam (será que comiam?) no Egito.

Muitas vezes agimos dessa forma, e tentamos ao Eterno, sendo ingratos por tudo que Ele nos proporciona. Vejamos:
Alguma vez você já abriu seu guarda-roupas e disse coisas como: 
- Mas eu não tenho roupas pra sair!
- Não tenho um calçado que preste!
- Porque que o fulano tem tal coisa e eu não consigo? etc...

Foi por isso que lá na frente, em Nm 11:22 foi dito: "Matar-se iam para eles rebanho de ovelhas e gado que lhes bastem?" Porque quem não está com fome, não faz diferença o tamanho do rebanho... eles Não precisavam de carne. 

Como crianças quando ficam pedindo aos pais por doces ou chocolate, a mãe ou o pai se irritam, acabam indo ao mercado e compram uma enormidade de chocolate e dizem: "Agora come, mas come tudo, come até sair pelo nariz" ... foi isso que o Eterno fez: mandou codornizes para que eles comessem, não por um dia, nem cinco, nem dez, mas por um mês inteiro, até se enfastiarem, até sair pelo nariz." Isso para aprender....

Israel tinha recém-saido da escravidão rumo à liberdade na terra prometida, mas isso não lhes foi suficiente. Hoje da mesma forma, podemos sair do Egito, e logo ali na frente diremos: Quem nos dará carne a comer? No Egito tinhamos pepino! 

Primeiro entenda a diferença entre o que é carne e o que é pepino, para daí então ser capaz de dizer algo mais coerente. Quem nos dará pepino a comer? 

Quando formos capazes de diferenciar as coisas, talvez aí sejamos capazes de perceber que não temos de que reclamar do Eterno, pois Baruch HaShem, Ele supre todas as nossas necessidades.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nassó e o sacerdote. Em que nível está seu respeito pelo representante do Eterno?




A parashah de Nassó vai de Nm 4:21 a Nm 7:89 e claro, nos traz muito boas lições:

Nm 5:16 - O sacerdote a fará chegar e a colocará perante o SENHOR.
O capítulo 5 de Bamidbar nos traz o relato do homem que ficava com o espírito enciumado, desconfiando da sua esposa. Interessante observar como ele deveria agir.

Em primeiro lugar, o texto diz: “esse homem trará a sua mulher perante o sacerdote e juntamente trará a sua oferta por ela...” (Nm 5:15) Isso nos ensina que o marido tem duas obrigações, quando está desconfiado: 
- Não deve sair falando, alardeando sua desconfiança, mas levá-la ao sacerdote. 
- Confiar que o Eterno dará a resposta que o tranquilizará através daquilo que o  sacerdote lhes determinar.
Não dá pra alguém pedir orientação, conselhos ao seu líder se a pessoa não confiar que aquilo que o líder lhe disser é da parte do Eterno. Se você não acredita que o seu líder representa ao Eterno, você não terá por ele o respeito que D-us requer de ti. 

Nesse caso em específico, o marido traria a mulher ao cohen, e aguardaria por sua resposta. O cohen usaria a “água santa” misturada com o pó do chão do Tabernáculo, e a mulher beberia. Isso causaria nela os sinais que seriam como a resposta divina. Se tivesse pecado, ela receberia a maldição, com o ventre inchado e as coxas descaídas, mas se não houvesse pecado, isso traria sobre ela a bênção de bons partos. 

Agora imagine se o caso fosse “divulgado antecipadamente” pelo marido e os fofoqueiros de plantão! Não precisa ter muita sabedoria para imaginar o que normalmente ocorre: todo mundo a veria como “culpada”, tenha ou não provas, pois “onde há fumaça, há fogo”! 
Para isso que serve o sacerdote. Ele tem a resposta divina para nossas inquietudes. Mas é preciso confiar nele. Confiar em D-us!

Na Brit Chadashah há um outro exemplo que nos ilustra bem como é perigoso quando pessoas não levam a sério o que fazem diante de um “homem de D-us”. Todos conhecemos o caso de Ananias e Safira, mas o compreendemos?
At 5:3,4 - Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus... E sobreveio grande temor a toda a Kehilah e a todos quantos ouviram a notícia destes acontecimentos.

Basta ler o contexto e percebemos que ambos cometeram o erro de roubar, mas o erro maior foi de, ao mentirem para o apóstolo,  terem mentido para Deus. Resultado: morte de ambos!

A nossa relação com os líderes pode ser de amizade, coleguismo ou uma relação mais distante, mas NUNCA deve ser desrespeitosa. 

No caso do homem que desconfiava da esposa, o sacerdote traria a ele um alívio, o fim das desconfianças. No caso de Ananias e Safira, Kefah seria aquele que tão somente receberia a oferta deles. Mas em ambos os casos, eles representavam a Deus. 
Um sacerdote não deve ser respeitado apenas quando lhe diz coisas boas, agradáveis, mas também quando os corrige. 
Hb 13:17 diz: Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

1 Tm 5:17 diz: Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.

Quem define se um zaken governa bem? Pessoas elogiam seus líderes quando estes corrigem “aos outros, os pecadores”, mas em boa parte das vezes, os criticam quando são por eles repreendidos.   Até porque a Torah declara: 
Lv 19:32 - Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Em que nível está seu respeito pelos líderes? No nível de se levantar quando o líder entra? Se for só isso, está ruim! Porque respeito vai muito além de se levantar. Devemos ter o cuidado de não estarmos sendo hipócritas, nos levantando, mas por trás, desrepeitando, falando mal e nos lembrando do líder apenas quando dele necessitamos. Pense nisso!